Manifestação

Carro de som usado na manifestação dos aprovados da PCDF é multado

O Sindicato dos Policiais alega que o veículo estava dentro da lei. Os manifestantes pediam pela nomeação dos aprovados no concurso para agentes e escrivães de polícia

Os aprovados se reuniram em frente ao Palácio do Buriti na manhã desta terça -  (crédito: Khalil Santos/CB/D.A Press)
Os aprovados se reuniram em frente ao Palácio do Buriti na manhã desta terça - (crédito: Khalil Santos/CB/D.A Press)
postado em 25/10/2023 11:06 / atualizado em 25/10/2023 13:24

Durante manifestação realizada pelos aprovados no concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta terça-feira (24/10), em frente ao Palácio do Buriti, o carro de som usado no ato foi multado pela Polícia Militar, segundo alegam os manifestantes. 

A portaria nº 56, de 28 de março 2023, do GDF, impede que carros de som usados em manifestação se aproximem em até 100 metros do órgão público. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), a PMDF teria impedido que o veículo circulasse no Eixo Monumental, devido ao decreto. 

O Sinpol alega que uma viatura da PM apareceu no local e policiais teriam fundamentado que o decreto estava sendo descumprido. Diante disso, o carro circulou com o som desligado, enquanto estava dentro dos 100 metros, e ligou o som após passar de 200 metros. 

A instituição também alega que um tenente chegou a ameaçar prender um dos diretores do Sinpol. Ao constatarem que o veículo estava cumprindo o limite estipulado, uma viatura de trânsito foi chamada para notificar o carro. 

Os policias teriam chegado a vasculhar o carro em busca de alguma infração. Depois, notificaram o motorista com base no artigo 235 da Lei nº 9.503, do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê as penalidades de multa e retenção do veículo para transbordo em caso de condução de pessoas, animais, ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados. 

Entretanto, o Sinpol questiona a finalidade da abordagem, que teria como objetivo a "retaliação" do ato. Nenhum manifestante da Polícia Civil foi preso. 

O Correio entrou em contato com a Polícia Militar do DF e até o momento de publicação desta matéria não teve resposta. O espaço segue aberto para manifestação. 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação