Os aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ao lado do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), farão uma manifestarão em frente ao Palácio do Buriti, nesta terça-feira (24/10), com o objetivo de pressionar o GDF a nomear 900 dos 1.950 aprovados no certame de 2019.
Com início previsto para as 10h, o ato conta com a participação da comissão de aprovados. Segundo o Sinpol, o GDF planeja chamar somente 300 novos policiais este ano, apesar de o Fundo Constitucional do DF prever orçamento para a contratação de 900 profissionais.
O sindicato também alerta para o deficit de policiais civis nos quadros da corporação, que atualmente se aproxima de 62%. A categoria também luta pelas melhorias na carreira.
- Formatura de curso de formação da PCDF homenageia Valdéria Silva, morta pelo companheiro
- Aprovados em concurso para escrivão da PCDF pedem para ser nomeados
- Operação mira fraude no concurso da Polícia Penal do DF
Dados do Sinpol revelam que 74,4% dos policiais civis em atividade e aposentados relatam ter sofrido sintomas de ansiedade e depressão. No entanto, apenas 42,7% procuraram atendimento psicológico ou psiquiátrico. O levantamento foi feito com 328 profissionais.
O Sinpol também alega que dados fornecidos pela Policlínica da PCDF revelam que anualmente mais de um terço dos policiais (cerca de 1 mil) buscam tratamento devido a questões de saúde mental.
O levantamento também aponta que cerca de 500 policiais se afastam das funções por licenças médicas homologadas devido a situação.
Em resposta ao Correio, a PCDF informou que "aguarda que as nomeações ocorram o mais breve possível". A reportagem também entrou em contato com o GDF mas ainda não teve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br