CB.Debate

"Promover saúde", alerta coordenadora de Prevenção e Controle do Câncer

Patrícia Freire, do Ministério da Saúde, destacou que há várias formas de se evitar o câncer por meio da promoção da saúde, como por exemplo, a diminuição dos riscos de exposição aos fatores cancerígenos, especialmente ligados às atividades laborais

Patrícia Freire, coordenadora da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde. 
 -  (crédito: Reprodução Youtube)
Patrícia Freire, coordenadora da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde. - (crédito: Reprodução Youtube)
postado em 19/10/2023 18:07

Em seminário no Correio Braziliense, a coordenadora da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, Patrícia Freire, ressaltou a importância da promoção da saúde.

No CB.Debate com tema "Câncer de mama: uma rede de cuidados”, realizado nesta quinta-feira (19/10), ela lembrou que o câncer é a segunda causa de morte no mundo e, entre os tipos de câncer, o de mama é a maior causa de morte nas mulheres. "Em muitos casos de cânceres, há fatores que podem ser modificáveis pela simples promoção da saúde", afirmou.

Como exemplo, Patrícia cita a diminuição dos riscos de exposição aos cancerígenos, principalmente os riscos laborais. "Os trabalhadores de postos de combustíveis, por exemplo, recebem uma carga diária muito grande de gases voláteis e altamente cancerígenos. Precisamos enfrentar esse problema", alertou. "Promoção em saúde é também falar de vacinas que estão disponíveis pelo SUS disponíveis que podem ajudar a prevenir o câncer de colo de útero. A vacina contra o HPV está disponível na rede pública, mas ainda é muito pouco procurada", acrescentou.

A coordenadora aproveitou a oportunidade ainda para incentivar as pessoas a se vacinarem contra o HPV. "Promoção em saúde é também falar de vacinas que estão disponíveis pelo SUS que podem ajudar a prevenir o câncer de colo de útero. A vacina contra o HPV está disponível na rede pública mas ainda é muito pouco procurada", declarou.

Programação

O debate acontece no auditório do jornal, e tem transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais do Correio — YouTube e Facebook. A programação inclui dois painéis com os temas: Estilo de vida e câncer: da prevenção ao pós-tratamento e Os avanços nos diagnósticos e tratamento. O seminário conta com a presença da secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

Alerta

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil, além de ser uma das principais causas de morte. Somente para o ano de 2023, foram estimados quase 74 mil novos diagnósticos no Brasil.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação