Na tarde desta terça-feira (17/10), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a criação de uma nova comissão permanente: a Comissão de Produção Rural e Abastecimento, proposta pelo deputado Pepa (PP).
Desta forma, o Legislativo local passará a contar com 12 colegiados de deliberação. A proposta também foi assinada pelos seguintes deputados distritais: Doutora Jane (MDB), Eduardo Pedrosa (União Brasil), Hermeto (MDB), Iolando (MDB), Jaqueline Silva (MDB), João Cardoso (Avante), Joaquim Roriz Neto (PL), Pastor Daniel de Castro (PP), Roosevelt (PL) e o presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB).
De acordo com o projeto, caberá à nova comissão opinar e emitir parecer sobre o mérito de matérias:
- relacionadas direta ou indiretamente à exploração da terra, com fins econômicos ou de subsistência, por meio da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo sustentável, da aquicultura, além de atividades não-agrícolas, respeitada a função social da terra;
- referentes ao planejamento rural do Distrito Federal;
- relacionadas à utilização de agrotóxicos;
- referentes aos créditos rurais;
- relacionados à política de acesso aos mercados;
- relacionadas à ordenação, exploração, distribuição e escoamento da produção rural;
- referentes à função social da terra;
- matérias de assistência técnica, infraestrutura e qualificação rural;
- Assistência social e à saúde do produtor rural;
- Relações de trabalho no meio rural;
- referentes ao regime jurídico e à legislação setorial, aos acordos e às convenções internacionais e à responsabilidade civil do produtor.
Com informações da CLDF
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br