Como forma de reduzir o número de pessoas endividadas na capital do país, a unidade móvel do Serasa estará estacionada, de hoje até sábado, na Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional. O funcionamento será das 9h às 18, até sexta-feira, e das 9h às 13h, no sábado. Além da negociação de dívidas, o projeto Serasa na Estrada proporciona a consulta de pontuação de score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a Carteira Digital Serasa, que organiza todas as finanças pessoais em um só lugar.
- Cresce o número de endividamento entre os mais pobres em setembro
- Desenrola supera expectativas da Fazenda com desconto médio de 83%
- 85% dos brasileiros passaram por aperto financeiro nos últimos 12 meses
De acordo com os últimos dados divulgados pela Serasa, mais da metade dos brasilienses estava inadimplente em agosto. O total de endividados chega a 1.278.676 de pessoas, o equivalente a 52,45% da população adulta.
A maior parte dos mais de R$ 9,5 milhões que se acumulam entre os brasilienses, as dívidas estão concentradas em três setores: bancos e cartões (34,39%); contas de gás, água e energia elétrica (17,61%); e financeiras (17,25%). Entre as faixas etárias, os mais inadimplentes têm entre 41 e 60 anos (38,2%), seguidos pela população entre 26 e 40 anos (33,8%) e por pessoas com mais de 60 anos (17%).
Em setembro, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias que afirmam ter dívidas a vencer nas diferentes modalidades de crédito cresceu 0,6 ponto percentual. Isso representa 75,3% das famílias no Distrito Federal.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br