Com objetivo de regenerar as relações humanas e os valores civilizatórios em defesa da vida, Brasília recebe, desta quinta-feira (12/10) até sábado (14/10), o Festival Internacional de Cooperação (Ficco) de 2023. O evento vai ocorrer no Colégio Marista, conhecido como Colégio Maristão, na 615 Sul. Pela primeira vez, Brasília sedia o evento, que chega à quinta edição.
- Secretaria de Cultura lança edital para impulso do 56° Festival de Cinema
- Brasília Game Festival reúne atrações variadas para amantes de games
- Entidade de proteção animal celebra 25 anos com adoção e atividades para os pets
Diante do avanço da violência no Brasil e no mundo, a organização do evento realiza 10 oficinas de cooperação com 4 horas de duração lideradas por especialistas em atuação comunitária, atuação em emergências humanitárias, liberação do potencial cocriativo e que vão propor uma sociedade menos antirracista e diversa, por exemplo.
Os encontros ocorrem na sexta-feira (13/10) e sábado (14/10), das 14h30 às 18h30. Com a participação de cerca de 300 pessoas de diferentes pontos do Brasil e do exterior, o tema principal é a regeneração das relações humanas.
Saiba mais sobre o evento
O Projeto Cooperação, criado em 1995, em Santos-SP, é uma instituição, criada sob inspiração dos jogos cooperativos, a fim de difundir a cultura da cooperação. O primeiro evento ocorreu na Universidade de São Paulo (USP).
Atualmente, o projeto tem bases em Brasília, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Fábio Otuzzi Brotto, um dos integrantes do "time do coração" da organização, usa como exemplo a dança das cadeiras como uma das atividades. No viés da cooperação, todos devem ficar sentados à medida que uma cadeira é retirada da roda.
Para que a atividade ocorra, é necessário que todos deem colo ao que perdeu o espaço de assento. "Joga-se levando em conta a escassez de recursos. O desafio é encontrar a solução, por meio da colaboração e da solidariedade", explica Fábio.
O festival deste ano é uma realização do Projeto Cooperação, em parceria com o Colégio Marista, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e outras instituições.
Cada participante poderá escolher uma oficina em cada dia. Como há um número limitado de vagas, em breve, serão abertas as inscrições. Confira aqui mais informações sobre como se inscrever.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br