Saúde mental e voluntariado em foco no Distrito Federal. No próximo sábado (14/10), mais de 100 voluntários irão participar da II Campanha de Valorização à Vida no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A ação é realizada pelo Projeto Help e além de promover auxílio emocional irá oferecer atividades culturais, lúdicas e esportivas. O evento é gratuito, a partir das 14h. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas.
- Número de crianças de 7 e 8 anos que não sabem ler e escrever dobrou em 2022
- Projeto promove treinamento gratuito para quem busca por emprego no DF
- Estudante brasiliense tem filme selecionado em festival internacional
A primeira edição da campanha contou com a participação de 3 mil pessoas no Estacionamento 11 do Parque da Cidade. O coordenador do projeto, Vinicius Cury, conta que a iniciativa tem transformado vidas. “Espero que este evento seja o maior evento de valorização da vida da história. Não estamos falando de algo para esconder ou abafar a dor com algo ainda mais prejudicial, mas sim algo que ajudará as pessoas a superar as situações mais difíceis e os problemas mais complexos. O projeto help tem impactado vidas desde 2017 e no DF já alcançou mais de 7.200 alunos através das palestras, 630 pessoas no Cantinho do Desabafo e ao todo foram entregues 90.000 cartas com mensagens motivacionais. Sou uma dessas pessoas, um dia alguém trouxe o help pra mim quando eu mais precisava, o que mudou toda a minha história“.
A neuropsicopedagoga Lorrany Soares é voluntária do projeto e revela que é gratificante ajudar pessoas a superarem a depressão e ansiedade. “Assim como eu venci e consegui sair desse quadro, levo minha história de vida para essas pessoas, mostrando que existe uma saída. O Help que me mostrou o que é viver de verdade e o quanto eu poderia ser feliz! E levar vida para outras pessoas não tem preço”.
Ações
Entre as diversas ações na programação, o grande público poderá participar do “Tatame da Vida”, que utiliza as artes marciais para combater os maus pensamentos. Haverá também o “Cantinho do Desabafo”, onde pessoas capacitadas estarão prontas para ouvir sem julgamentos. Outra ação importante do sábado é o “Gol de Placa Contra a Depressão”, que utiliza a arte do futebol como metáfora no combate aos problemas pessoais. “Ainda que a pessoa não faça o gol de primeira, ela tenta até conseguir, esse é o princípio da resistência.", acrescenta Vinícius.
Parceria com escolas do Distrito Federal
O projeto tem firmado parcerias com escolas da rede pública e privada do Distrito Federal por meio do “Help nas Escolas”. A ação oferece palestras com dinâmicas práticas que auxiliam no estímulo ao autoconhecimento, gerenciamento de emoções e aconselhamentos.
Sobre o projeto
O Projeto Help atua desde 2017, por todo o país, através de ações como as palestras “Batalha de Pensamentos” e “Cyberbullying”, em escolas, universidades e empresas do setor público e privado, do “Cantinho do Desabafo” em praças, estações de metrô, ou de forma online, através das redes sociais do projeto, além da distribuição das cartas amarelas, sendo mais de 5 milhões por todo Brasil. Com o lema “Não te julgo, te ajudo”, o projeto promove a escuta qualificada de forma que qualquer pessoa se sinta à vontade para falar de si e de seus conflitos.
Serviço
II Campanha de Valorização à Vida, sábado, 14 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Entrada gratuita, a partir das 14h.
*Estagiária sob supervisão de Samuel Calado.