GUERRA

Buriti: cerca de 15 brasilienses estão no Oriente Médio e buscam repatriação

Um voo está previsto para chegar ao Aeroporto de Brasília nesta quarta-feira (11), quando brasileiros devem desembarcar na capital. Mas, não se sabe se os brasilienses estão a bordo.

 09/01/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Policiais Militares fazendo a segurança do Palácio do Buriti para manifestação para punição ao envolvidos nos ataques golpistas. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
09/01/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Policiais Militares fazendo a segurança do Palácio do Buriti para manifestação para punição ao envolvidos nos ataques golpistas. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 10/10/2023 20:45 / atualizado em 10/10/2023 22:17

De acordo com informações preliminares do Palácio do Buriti, existem cerca de 15 brasilienses no Oriente Médio buscando repatriação. Um voo está previsto para chegar ao Aeroporto de Brasília nesta quarta-feira (11/10), quando brasileiros devem desembarcar na capital. Mas, não se sabe quantos de brasilienses estão a bordo.

A Secretaria de Relações Internacionais, por meio de nota, informou que não há, até o momento, com base em dados oficiais, o números de moradores do DF/brasilienses que aguardam para retornar ao Distrito Federal.

Rumo a Brasília

A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Telaviv, em Israel, às 14h12 (horário de Brasília). A bordo, os 211 primeiros brasileiros resgatados após os conflitos recentes.

Segundo o secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, Paco Brito, é possível que no voo que chega a Brasília, por volta das 4h, já constem entre os repatriados brasilienses. "Provavelmente sim. Eu, inclusive, vou estar na base aérea", afirmou. Ele não informou o número de nascidos na capital, segundo o chefe da pasta, por serem informações extraoficiais. 

O voo, com a duração prevista de 14 horas, deve chegar em Brasília às 4h da madrugada desta quarta-feira (11/10). Ainda aguardam pelo resgate do governo cerca de 1.500 brasileiros que foram surpreendidos pelo conflito que iniciou neste sábado. Estão previstos mais quatro voos nesta semana, mas a expectativa é que isso atenda apenas metade dos brasileiros que pediram ajuda no país do Oriente Médio.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação