Saúde

Outubro Rosa: Sesc-DF disponibiliza vagas gratuitas para mamografia

Os exames podem ser realizados na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) de Taguatinga Norte, e também na Carreta Saúde da Mulher, que percorrerá por diversos lugares do Distrito Federal

OS exames podem ser realizados tanto na unidade fixa, quanto na móvel -  (crédito: Eric Gaillard - 5/11/12)
OS exames podem ser realizados tanto na unidade fixa, quanto na móvel - (crédito: Eric Gaillard - 5/11/12)
postado em 04/10/2023 19:37

Neste mês de prevenção ao câncer de mama, o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) informa que está disponibilizando gratuitamente vagas para exames de mamografia. O agendamento deve ser feito presencialmente, na unidade de Taguatinga Norte, localizada na CNB 12 Área Especial 2/3, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h.

Em relação às pessoas que não poderão ir à unidade de Taguatinga, também será disponibilizada a Carreta Saúde da Mulher, que percorrerá por diversas regiões administrativas. Segundo o Sesc-DF, na unidade móvel é possível fazer exame de Papanicolau para rastreamento de cânceres de colo uterino e mama, além da mamografia.

Na unidade fixa, já estão disponíveis atendimentos para mulheres de 35 a 60 anos. O Sesc-DF comunica que as marcações podem ser feitas ao longo de todo o mês ou até existirem vagas para os exames. Ainda comenta que nessa faixa etária, em todos os casos é necessário levar um pedido médico.

Nas unidades móveis, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, das 9h às 16h, e para as pessoas de 50 até 69 anos, não será cobrado o pedido médico. As datas e os locais da Carreta Saúde da Mulher podem ser conferidas através do link: carretasaúdedamulher.

Benefícios da mamografia

O serviço ainda orienta sobre os principais benefícios do exame. Segundo eles, caso o tumor seja identificado em estágios iniciais, o tratamento pode ser muito mais eficaz. Além disso, por conta da descoberta precoce do câncer, os tratamentos podem ser menos invasivos e mais eficazes, evitando a necessidade de cirurgias mais radicais ou quimioterapias agressivas. Proporcionando uma melhor qualidade de vida às pacientes e minimizando o impacto físico e emocional da doença.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação