Paisagismo

GDF finaliza etapa de retirada dos pinheiros do Parque da Cidade

Ao todo, foram cortadas 1.628 árvores. Os próximos passos para o paisagismo no local consistem na limpeza da área, no destocamento, na abertura dos berços eno plantio de espécies nativas do Cerrado

Etapa de extração dos pinheiros no Parque da Cidade foi concluída no dia 29 de setembro -  (crédito: Divulgação/SEL-DF)
Etapa de extração dos pinheiros no Parque da Cidade foi concluída no dia 29 de setembro - (crédito: Divulgação/SEL-DF)
postado em 02/10/2023 19:51

A retirada dos pinheiros localizados nos estacionamentos 4 e 5 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek teve a primeira etapa concluída. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a fase consistia no corte das 1.628 árvores plantadas há mais de 40 anos no local e que apresentavam riscos aos frequentadores. Nas próximas etapas, o espaço vai receber o projeto original, que prevê um jardim criado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Iniciada em 3 de agosto deste ano, a extração dos pinheiros foi finalizada em 29 de setembro. Durante a ação do GDF, cerca de 50 pessoas atuaram removendo as árvores. Todo o material cortado está sendo levado e acondicionado no Viveiro da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para que futuramente seja colocado em um leilão público. O valor arrecadado retornará aos cofres públicos.

O secretário substituto de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou que a mudança é por uma questão de segurança dos frequentadores do parque. “Os pinheiros eram árvores exóticas, com duração de vida de 20 anos e já estavam com 45. Em parceria com vários órgãos do GDF, iremos fazer o replantio de mais de 3 mil mudas de árvores nativas do Cerrado”, ressaltou.

De acordo com o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva, a previsão para retirar todos os pinheiros era de 90 dias, mas o trabalho foi feito em tempo recorde. “Essa foi a primeira etapa de cinco que acontecerão até a total conclusão da implantação do bosque”, explica.

Próximas fases

Com a conclusão do corte dos pinheiros, a segunda etapa já foi iniciada. O processo consiste na limpeza da área, com a retirada de toda a madeira. A terceira fase será o destocamento, previsto para ter início em 40 dias, quando todos os troncos, lenhas, galhos e pinhos tiverem sido retirados dos estacionamentos. O processo será feito para rebaixar os troncos que permaneceram no local devido à profundidade das raízes das árvores.

Após a terceira etapa, o trabalho evoluirá para a criação dos berços, que são as cavidades para a implantação das novas espécies que comporão o bosque. A última fase será o plantio de mudas de 3 mil espécies nativas do Cerrado, previsto para o primeiro semestre de 2024.

Segundo o GDF, apesar das mudanças, o local não perderá a essência de espaço de convivência. Além do bosque, o parque terá novos equipamentos públicos. As 25 churrasqueiras que foram retiradas durante a operação serão realocadas.

Com informações da Agência Brasília

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação