Para quem acha que o calorão vai dar uma trégua nesta semana está muito enganado. As altas temperaturas vão continuar acima dos 30ºC, mas, para o alívio dos brasilienses, a previsão é de que ocorra um volume maior de chuva em pontos isolados da capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Tempo: com onda de calor, temperatura no DF pode chegar a 34°C
- Previsão do tempo: sábado terá tempo abafado no DF e chuva à tarde
- Brasília continua com céu aberto e clima quente neste domingo
- Previsão do tempo para hoje, no DF, é de até 28ºC e umidade de 30%
Além das temperaturas altas, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa ao longo desses sete dias. Ontem, por exemplo, a estação do Gama registrou 25% durante a tarde. No Paranoá, a porcentagem ficou em 32%. O ideal considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é entre 60% a 80%, o que acende o alerta aos brasilienses nos cuidados com a hidratação e exposição ao Sol.
Sensação de abafamento
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, as chuvas deste mês devem ocorrer entre o período da tarde e noite. “A princípio, em pontos isolados, mas já estamos vendo um volume maior de chuva. Mesmo assim, o calor não vai deixar a gente. Então, vamos continuar com essa sensação de abafamento ao longo do dia”, explica.
Ontem, durante a tarde, a máxima atingiu 34.6ºC na estação do Gama. Em Águas Emendadas, a temperatura ficou em 34.4ºC. No Paranoá, 33.2ºC e, em Brasília, 32.9ºC. Pela manhã, a temperatura ficou na casa de 18ºC. A tendência, de acordo com a meteorologista, é que as chuvas aumentem neste mês. A média prevista para outubro é de 141.8 milímetros.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br