Eleições

Ibaneis convoca população para votar na eleição do Conselho Tutelar do DF

Ibaneis chamou a população a votar nas eleição do Conselho Tutelar, que ocorre neste domingo. Serão 146 locais de votação espalhados em todas as regiões administrativas do DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), convocou a população a votar nas eleições que elegerão os novos conselheiros tutelares, neste domingo (1°/10). No X (antigo Twitter), o chefe do Executivo local relembrou que a escolha dos representantes protegerá crianças e adolescentes.

“A eleição para escolher os novos Conselheiros Tutelares acontece amanhã. Esses profissionais protegem nossas crianças de abusos que muitas sofrem dentro da própria casa. Por isso, faça a sua parte. A proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes está em suas mãos”, escreveu. “A votação acontecerá das 8h às 17h, e para participar basta apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Seu voto é válido apenas para o candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado”, concluiu.

Ao todo, serão 146 locais de votação espalhados por todas as regiões administrativas do DF. Conforme Ibaneis pontuou, os cidadãos poderão votar nos candidatos de sua preferência, apresentando documento oficial com foto ou o e-título. A pessoa só poderá votar no candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado. Os números dos candidatos estão separados por região administrativa e podem ser consultados neste link.

O local de votação do eleitor pode ser verificado aqui. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) vai disponibilizar em todos os locais de votação a lista dos candidatos e a respectiva numeração. Em cada unidade de votação também estará disponível o nome dos eleitores que podem votar naquele lugar.

As administrações regionais também terão uma lista com os postos de votação e nome dos candidatos locais, a fim de facilitar a consulta daquelas pessoas que desejam votar, mas não possuem acesso à internet para consulta de informações.

Campanha 

A campanha para a eleição se encerra neste sábado (30/9). Ao longo do dia, está sendo feita a montagem das urnas e a organização das seções eleitorais nos 146 locais de votação deste domingo (1º/10), espalhados por todas as regiões administrativas do DF. 

O Edital nº 13 traz as condutas permitidas ou vedadas aos candidatos. É permitido, por exemplo, distribuir propaganda impressa até 24 horas antes da votação, divulgar e participar de debates e entrevistas em rádios comunitárias. As vedações incluem a proibição de propaganda enganosa e o aliciamento de eleitores.

Na votação deste domingo, que ocorre das 8h às 17h, não será permitida a propaganda de boca de urna, que significa a atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que forem à seção eleitoral para pedir votos ao seu candidato.

As atividades deste sábado são realizadas por mesários que atuam como administradores dos locais. Cerca de 5 mil servidores do GDF vão trabalhar voluntariamente como mesários no dia da eleição. Eles participaram de treinamentos ofertados pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e serão responsáveis pelo acompanhamento e pela instalação das urnas.

Mais Lidas