protesto

Protesto pede agilidade do BRB por cirurgia de professor com câncer

O professor, que luta contra um câncer, precisa ter um documento assinado pelo BRB para que a sua cirurgia seja marcada. O protesto foi marcado para às 15h, deste domingo (24/9), em frente a sede do banco

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) manifestou apoio ao professor Perci Coelho de Souza, do Departamento de Sociologia, que enfrenta uma luta contra um câncer, já em estágio avançado, e há quase um mês se encontra na lista de espera por uma cirurgia eletiva, decisiva para o tratamento. A espera, porém, esbarra em um processo burocrático do Banco de Brasília S.A. (BRB).

Segundo texto divulgado nas redes sociais da ADUnB, o banco, que é responsável por liberar verbas para procedimentos cirúrgicos, ainda não anexou o documento necessário para a realização da operação. Pelo protocolo do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores e Servidoras do DF (Inas), a carta precisa ser aprovada e assinada pela instituição para que a cirurgia seja agendada.

No entanto, o professor foi informado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) que essa instituição, que regula planos de saúde, não pode intervir em casos de plano de saúde governamental. “Uma simples carta separa Perci do procedimento que pode ser decisivo para sua cura”, dizia o texto.

“Por isso, o professor convida aqueles e aquelas que puderem se unir à causa – e de outras pessoas que se encontrem na mesma situação – a manifestar indignação ao lado dele em um protesto na frente do Edifício Sede do BRB, que fica no Centro Empresarial CNC – SAUN”, declarou o perfil. O protesto acontecerá neste domingo (24/9), a partir das 15h.

Procurado pelo Correio, o Saúde BRB informou que a autorização necessária para o agendamento da cirurgia foi concedida sábado (22/9).

Mais Lidas