Licença

Ibaneis assina licença de instalação do Residencial Itaipu, no Jardim Botânico

O documento assinado pelo governador do Distrito Federal beneficia cerca de 2 mil moradores da região

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, em solenidade no Palácio do Buriti, na manhã desta quinta-feira (21/9), a licença de instalação do Residencial Mansões Itaipu, na região do Jardim Botânico. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas com a assinatura do documento, que faz parte do processo de regularização fundiária do condomínio.

O residencial surgiu há mais de 20 anos, quando ainda fazia parte do bairro São Bartolomeu, de São Sebastião. Em 2019, passou a integrar a região administrativa do Jardim Botânico. O condomínio ocupa uma área de 121 hectares, em uma Área de Preservação Permanente (APP), protegida pela legislação ambiental, onde estão distribuídos 414 lotes com mais de 1,5 mil residências.

Ficou a cargo do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) o estudo de fauna, flora e recursos hídricos para assegurar que a licença fosse cedida cumprindo as condicionantes ambientais.

O condomínio havia perdido a licença de instalação em 2017. Desde então, a comunidade tentava recuperar a documentação a fim de dar continuidade às obras de infraestrutura no local, como as de drenagem. Quatro das 46 ruas do residencial ainda esperam por obras de asfaltamento.

Recentemente, a região do Jardim Botânico tem recebido investimentos do GDF, como as obras do viaduto que deve beneficiar 50 mil motoristas que passam na região diariamente e a entrega da duplicação da DF-001, que ganhou um trecho de 5,2 km de pista dupla liberado em julho deste ano.

Com informações da Agência Brasília. 

Mais Lidas