PRIMAVERA

Estação das flores começa quente, neste sábado (23/9)

De acordo com o Inmet, a primavera deve ser de temperaturas acima da média para o período. Além disso, algumas floradas podem demorar um pouco mais

Brasilienses e turistas saúdam o início da primavera e aguardam um espetáculo de cores e de renovação. Com temperaturas elevadas e céu límpido, a estação das flores começa oficialmente neste sábado (23/9). A expectativa, segundo especialistas, é a de que seja uma das temporadas mais quentes dos últimos anos.

De férias na capital federal, o casal venezuelano Heriberto Guaiquirian, 55 anos, e Katuska Morales, 32, aproveitou a passagem pelo Torre de TV para um registro fotográfico da paisagem com as filhas Maria Gabriela, 10, Herika, 13, e Liz, 5. "Na Venezuela, a primavera é de muito calor e chuva. As flores onde moramos não são tão bonitas como aqui no Brasil", garante Heribelto. A família ficou encantada pela flora do cerrado. "A primavera ainda está chegando, mas já é possível observar a cidade muito bonita", avalia Katuska.

Kayo Magalhães/CB/D.A Press -
Kayo Magalhães/CB/D.A Press -
Fotos: Kayo Magalhães/CB/D.A Press -

Natural do Maranhão, mas morando há 40 anos no Recanto das Emas, Gregória dos Santos, 51, levou o sobrinho Cláudio Roberto, 39, que está visitando o Distrito Federal, para conhecer a beleza da flora local. "Quando chega essa época do ano fica tudo muito lindo. As cores vivas das flores são muito bonitas", diz Gregória. "Vou ficar aqui mais uns dias e, com certeza, vou fazer bastante fotos de flores e de árvores, que estiverem floridas", adianta.

A estação marca a volta das chuvas no cerrado, e segundo o professor de ciências biológicas do Centro Universitário de Brasília (Ceub) Stefano Aires, é um período no qual a temperatura fica mais amena e a vegetação mais úmida. "O calor ainda continua, e as chuvas são mais espaçadas do que no verão", observa. O professor explica que, nesta época, há o aumento da umidade relativa do ar, possibilitando mais recursos para os polinizadores. "As plantas aproveitam que os insetos e outros animais estão entrando em seu ciclo reprodutivo para lançar suas flores, maximizando a polinização", destaca. "Há também aquelas que florescem no inverno e aproveitam o vento para dispersar as sementes, e as sementes germinam na primavera. E têm as que florescem na primavera para aproveitar os polinizadores", completa.

Mudança climática

As mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo nos últimos anos têm interferindo na floração de algumas espécies do cerrado, como os ipês. Stefano assinala que a seca do inverno iniciou um pouco mais tarde e a chuva veio cedo. De acordo com o biólogo, isso deve fazer com que a primavera efetivamente comece com algum atraso. "As previsões mostram que esse ano será mais quente, em comparação a anos anteriores", antecipa. O especialista afirma que, dependendo da disponibilidade de chuva, há a possibilidade de haver menos flores. "Acredito que, se tivermos um estresse muito grande de temperatura ou de seca, vai diminuir o volume da floração e a quantidade de flores", analisa.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera deste ano veio acompanhada do fenômeno meteorológico El Niño, que pode provocar aumentos significativos de temperatura. A meteorologista do órgão e doutora em ciências climáticas Maytê Coutinho explica que, no Distrito Federal, a tendência para a estação é o retorno gradual da chuva, mas ainda de forma irregular. "Quanto às temperaturas, a previsão indica condições favoráveis de temperaturas acima da média climatológica nos próximos meses", comenta. Maytê acrescenta que o período é de transição entre as estações seca e chuvosa no Brasil Central. "De maneira geral, nesta estação, existe um aumento gradual da temperatura em grande parte do país, e é conhecida como a estação do ano mais quente", frisa.

Maytê enfatiza que a elevação da temperatura média do ar nas últimas décadas tem intensificado fenômenos meteorológicos e climáticos, como temporais intensos, além de secas recorrentes. "Atualmente o El Niño está moderado, mas a tendência é que se intensifique até o final do ano", complementa.

Temperaturas médias na primavera

2022: 21,9°C

2021: 22,2°C

2020: 22,8°C

2019: 23,2°C

2018: 22,3°C

Fonte: Inmet

Previsão para 23 de setembro

A temperatura máxima para este sábado (23/9) deve alcançar 35°C e a mínima deve ficar em 18°C. A umidade relativa do ar mínima prevista é de 20% e máxima de 65%. O dia será de céu com poucas nuvens, ventos de fracos a moderados no período da tarde. A possibilidade
de chuva é baixa.

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

 

 

Mais Lidas