Devido a onda de calor no país, a população do Distrito Federal tem vivido dias de muito calor e secura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 35°C nesta quinta-feira (21/9), repetindo o dia anterior, em que os termômetros bateram o recorde deste ano. Além disso, a previsão indica que os próximos dias podem ser ainda mais quentes na capital.
Meteorologista do Inmet, Heráclio Alves destaca que o tempo quente e seco continua no DF. “A tendência é que as temperaturas aumentem mais nos próximos dias, até o fim de semana”, comenta. Na parte da tarde, o órgão prevê máxima de 35°C com umidade relativa do ar em torno de 15%. “Dia será de céu claro, calor, poucas nuvens, sem chuva e baixa umidade”, detalha.
Nos últimos dias, a capital tem quebrado o recorde das temperaturas máximas registradas neste ano, até o momento. Na terça-feira (19/9), os termômetros atingiram a marca de 34,5°C. Nesta quarta-feira (20/9), as estações meteorológicas registraram um valor ainda maior, com 35°C.
Pela manhã, os termômetros marcaram mínima de 16°C em Águas Emendadas e 18°C no Plano Piloto. “Até por conta da baixa nebulosidade, as temperaturas têm queda, mas acaba elevando também por conta das poucas nuvens”, explica Heráclio. A umidade nas primeiras horas do dia foi de 70%.
Onda de calor
O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para baixa umidade relativa do ar e para altas temperaturas na capital. “Estamos com o aviso de onda de calor na região. A média da temperatura máxima do DF prevista para setembro é de 29°C, quando a máxima chega aos 5°C acima dessa média em três até cinco dias consecutivos, entramos nesse critério de onda de calor”, explica o meteorologista.
O aviso emitido pelo Inmet começou às 11h desta quarta-feira (20/9) e está previsto para durar, pelo menos, até o domingo (24/9).