No dia 1° de outubro acontecem as eleições para a escolha dos novos representantes para compor o Conselho Tutelar do Distrito Federal. O Conselho dos Direitos da Criança (CDCA) e do Adolescente junto com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal(Sejus-DF) vão conduzir as eleições. Serão 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes.
O processo seletivo é dividido em quatro fases. A próxima etapa e última etapa será o curso de formação inicial para os candidatos eleitos, ainda sem data marcada.
Acesse aqui e saiba onde votar. No dia da eleição, o eleitor deve comparecer ao local da urna com um documento que tenha foto ou o e-título (digital). É importante lembrar que o eleitor só poderá votar na cidade onde o título está cadastrado e em um candidato daquela região.
Para conhecer a lista completa dos candidatos de cada Região administrativa clique neste link . Nele aparecerá todos os candidatos da região marcada.
Importância
“O voto não é obrigatório, mas a ampla participação dos eleitores é fundamental para definir quem serão os responsáveis por garantir os direitos, respeito e proteção a crianças e adolescentes”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
*Texto de Hítalo Silva, estagiário sob a supervisão de Márcia Machado