Por Luís Fellype Rodrigues* e José Augusto Limão*
Comerciantes esperam assustar a crise pós-pandemia e alavancar as vendas no halloween deste ano. Com origem nos Estados Unidos, a celebração tem a cada ano se integrando à cultura brasileira e, hoje, se tornou umas das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Faltando um mês para o início das festas, lojistas do Distrito Federal preparam as vassouras para iniciar a corrida das vendas.
Há mais de 20 anos no mercado de fantasias, a Arte em Fantasia, na Candangolândia, teve uma melhora significativa nas vendas do ano passado, e, para este ano, a expectativa é de aumento de 200%, nas vendas presenciais e on-line, em comparação ao mesmo período de 2022. Ícaro Salles, 31 anos, é gerente da loja. Ele diz que seu estabelecimento trabalha com exclusividade e confecção própria, deixando as roupas mais luxuosas. "Nosso público acaba procurando esse material exclusivo", expõe. Para Salles, o carnaval deixou de ser a data mais forte para vendas, posto tomado pelo halloween. "Os produtos mais procurados são os de terror. Os clientes buscam os mais assustadores para usar, quanto mais sangue melhor", brinca.
Susto na crise
Com expectativa de aumento de 20% nas vendas, em relação ao halloween do ano passado, a loja Casa & Festa, na Asa Sul, está otimista com as comemorações. A gerente da loja, Iolanda de Oliveira, 54, explica que a cada ano as vendas, nesta época do ano, tendem a aumentar. "De todas as datas comemorativas, o halloween é a que tem crescido mais nos últimos anos", salienta. Iolanda destaca que, durante a pandemia, a festa das bruxas foi a data comemorativa que menos sentiu os efeitos do isolamento. "Agora o foco é halloween, nos preparamos a loja e os clientes vêm atrás. Quando está mais perto das comemorações, os corredores ficam cheios", conta.
Na luta para conseguir vender, os consumidores locais observam as grandes plataformas asiáticas ofertarem diversos produtos com o preço muito menor, mas para a, eles estão aderindo ao mundo digital e não sentiram muito prejuízo. "As pessoas gostam de ir presencialmente e sentir os produtos. Estamos com nosso site, mas nosso foco é na loja física", pondera. A moradora da Asa Sul destaca que produtos como chapéus, capas, bonecos, meias são os mais procurados pelos consumidores. "Tudo que ofertamos na loja vende bem. O halloween desbancou o carnaval e hoje é a data comemorativa mais lucrativa", frisa.
Quem quiser comprar sua fantasia para curtir os dias das bruxas pode esperar um preço mais salgado em comparação ao ano passado. "Teve aumento, mas nada fora do normal, ele aconteceu porque nós (lojistas) compramos mais caro", comenta Iolanda. A gerente da loja explica que seu estabelecimento renovou o estoque para esta temporada de caça às bruxas, para atender a alta demanda. "Nós tentamos manter um preço competitivo, pois o nosso objetivo é vender", assegura.
Saiba Mais
Criatividade
Com o uso da criatividade e bastante pesquisa, Rhuan Sampaio, 20, está com a expectativa alta para o halloween deste ano e pretende ir a bastantes festas fantasias. "Não quero gastar muito, gosto bastante de customizar e criar a minha própria identidade. Estando sempre dentro do tema", detalha. O dançarino vai realizar suas compras pela internet, tem optado por esse método por não encontrar com facilidade o que procura em lojas físicas. "Os preços estão bons no meu ponto de vista, mas ele varia entre lojas físicas e virtuais. Estou procurando por lentes, luvas e acessórios góticos", aponta.
Outra área que se mostrou bastante ansiosa para a chegada dos dias das bruxas é a de cosméticos, principalmente para os maquiadores artísticos. De acordo com os profissionais do ramo, são épocas como esta que a procura pelos serviços aumenta. É o que garante Mayara Sampaio, 32, que tem mais de 10 anos no mercado. "Meu fluxo maior é no halloween. Em todo o ano, esse é o momento que tenho muita demanda",revela. "No carnaval, eu tenho menos procura que o halloween, pelo fato de Brasília não ser forte na comemoração. O halloween é melhor para mim", afirma.
Em relação ao crescimento do mercado este ano, as expectativas são as melhores possíveis. "As maquiagens mais procuradas nessas épocas são as caveiras, caveiras mexicanas. Eu faço mais esse tipo de trabalho nesta data", destaca. Mayara expõe que as maquiagem mais aterrorizantes e de machucados são as que menos são feitas, pois geralmente as pessoas querem sair mais bonitas e menos assustadoras.
*Estagiários sob a supervisão de Suzano Almeida