As obras do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar DF) na Asa Norte têm previsão de entrega até o fim do primeiro semestre de 2024. De acordo com a Terracap, a medida deve acabar com os alagamentos que ocorrem na época de chuvas. A alternativa é a construção de ampla rede de drenagem pluvial, complementar ao sistema já existente, que começa nas imediações da Arena BRB Mané Garrincha e descerá à via L4 Norte, e, depois, ao Lago Paranoá.
Em nota, a Terracap informou que apenas os poços de visita — locais com tampa, que servem para vistoriar as redes — estão ao alcance dos olhos das pessoas que passam pela região. A escavação e a estruturação da nova rede subterrânea — entre 6m e 22m de profundidade, são realizadas de forma manual, com pás e picaretas. Assim, não são necessários desvios no trânsito e abertura de valas.
A empresa destaca, também, que, ao todo estão sendo executados 7,68km de túneis, dos quais 2,7km já estão escavados. Dos 104 poços de visita previstos, 37 foram concluídos e 25 estão em andamento. “O Drenar DF utiliza o método tunnel liner, em que o acesso às galerias é feito por essas aberturas. A cada 46cm de solo escavado, chapas de aço corrugado são montadas para sustentar o túnel aberto. As placas, com espessuras que variam de 2,2 mm a 6,5 mm, são parafusadas umas às outras conforme a escavação avança, explica a nota”, explicou.
A obra foi dividida em cinco lotes, com investimento de R$ 174 milhões, oriundos da Terracap. Os trabalhos estão sendo executados por cinco empresas contratadas pela própria Terracap e coordenadas pela Concremat.
Bacia de detenção
A bacia de detenção está sendo construída em uma área de 36 mil metros quadrados, dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, localizado no Setor de Embaixadas Norte. O projeto prevê que a lagoa sirva de reservatório para as águas das chuvas captadas no início da Asa Norte e direcionadas até a região, onde será feita a qualificação de água pluvial.
A estrutura terá a dupla função: reduzir a pressão do volume de água que desemboca no Lago Paranoá e permitir que tanto a sujeira quanto o lixo arrastados pelas enxurradas possam decantar no fundo da lagoa. O reservatório terá capacidade para armazenar 96 mil metros cúbicos de água, e vai comportar um volume útil de 70 mil metros cúbicos.
Saiba Mais
-
Cidades DF GDF é condenado a demolir casas irregulares no Assentamento 26 de Setembro
-
Cidades DF Combustíveis e energia elétrica puxam inflação no DF para cima
-
Cidades DF Chacina no DF: Justiça ouve acusados e testemunhas em audiência nesta quarta
-
Cidades DF Inspeção no HRT aponta falta de recursos humanos e instalações inadequadas