Operação

PCDF resgata animais em situação de maus-tratos, após 25 denúncias

Oito animais foram resgatados. Se condenados, os responsáveis pelos maus-tratos aos animais poderão pegar pena de dois a cinco anos de reclusão

Animais em situação de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Civil do DF (PCDF) na manhã desta quarta-feira (13/9). Ao todo, os agentes checaram 25 denúncias, em Ceilândia e no Recanto das Emas, sobre cães, vítimas de abandono, vivendo com privação, alguns mutilados e em situação de abuso e sofrendo crueldade. Alguns dos animais foram encontrados em ambientes sem higiene, água, luz ou alimentação. Veja vídeo de alguns dos resgatados:

Realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema), a operação resgatou oito animais. Três foram resgatados, um deles precisou ser encaminhado a um hospital veterinário para atendimento. Os outros cinco foram entregues a pessoas capazes de garantir o bem-estar dos cães.

Se condenados, os responsáveis pelos maus-tratos poderão pegar pena de dois a cinco anos de reclusão, além de ter que participar de ações públicas sobre o cuidado e bem-estar dos animais.

O delegado-chefe da DRCA, Bruno Ehndo, explicou que além apurar as denúncias de maus-tratos e mostrar o trabalho realizado na unidade, essas ações visam conscientizar sobre a necessidade de denunciar. “É necessário proteger esses animais, investigar denúncias e prender envolvidos nessa prática criminosa, de modo que sejam, ainda, responsabilizados penalmente”, afirmou.

De acordo com relatório da PCDF, 90% das ocorrências de maus-tratos no DF envolvem cães e gatos. A operação foi batizada de Operação São Francisco, em homenagem ao santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia.

Mais Lidas