Três Farmácias de Alto Custo do DF — também conhecidas como Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) — aumentaram a capacidade de atendimento, após o início das reformas em maio deste ano.
Na unidade da Estação de Metrô da 102 Sul, o número de guichês de atendimento mais que dobrou, passando de sete para 17. Já em Ceilândia, o ponto que fica na Praça do Cidadão (EQNM 18/20) passou por uma reforma completa, com novas divisões do prédio, troca de piso, forro de teto e criação de salas. Lá também houve aumento no número de guichês, que passaram de 16 para 23.
Além dessas unidades, a Farmácia de Alto Custo do Gama passou por reforma. O ponto de atendimento da Praça 1, Área Especial s/nº, no Setor Leste, que antes tinha apenas 11 janelas de atendimento, agora tem 14.
A gerente do Ceaf, Mariana Mantovani, explicou que o objetivo é aumentar a capacidade de atendimento, com menor tempo de espera possível. Por isso, o foco na readequação dos espaços.
No DF, as Farmácias de Alto Custo estão localizadas em três pontos: Asa Sul, Ceilândia e Gama. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e no sábado, das 7h às 12h. As unidades distribuem 245 tipos de medicamentos, os quais são adquiridos tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Secretaria de Saúde do DF (SES).