A comemoração ao Dia da Independência, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (7/9), foi marcada pelo tradicional desfile e esquadrilha da fumaça. O evento teve início por volta das 9h25 e terminou às 11h10, durando pouco menos de duas horas e reuniu membros do governo e um público de cerca de 50 mil pessoas, que lotaram as arquibancadas preparadas para o desfile que neste ano abordou a democracia, soberania e união.
Por volta das 8h40, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chegou ao palanque oficial, na Esplanada dos Ministérios, para acompanhar os desfiles em comemoração ao Dia da Independência. O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, também marcou presença no desfile ao lado de Ibaneis, que estava acompanhado de sua esposa Mayara Noronha, e do filho mais novo do casal, Matheus Rocha.
- Cerca de 50 mil acompanharam o desfile de 7 de Setembro em Brasília
- 7 de setembro: "Organização bem-feita", elogia procurador do MPDFT
- 7 de setembro: arquibancadas lotadas e tempo sem previsão de chuva
Além de Ibaneis, outras autoridades do DF compareceram ao desfile. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a titular da pasta da Saúde, Lucilene Florêncio, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.
Nas arquibancadas, sob sol forte e céu azul, os brasilienses assistiram ao desfile de 7 de Setembro que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e das forças armadas do país, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Marinha. Ao longo do desfile, espectadores puderam observar tanques de guerra, lançadores múltiplos de mísseis e foguetes e blindados antigos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O encerramento do desfile ficou a cargo da Esquadrilha da Fumaça, que encantou o público.