7 de Setembro

7 de setembro: 'Organização bem-feita', elogia procurador do MPDFT

Procurador de Direitos do Cidadão do Ministério Público do DF e Territórios inspecionou organização para o desfile de 7 de setembro e aprovou estrutura

Desde às 7h desta quinta-feira (7/9), o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), José Eduardo Sabo, percorre a Esplanada dos Ministérios para inspecionar a estrutura e organização para o desfile de 7 de setembro.

Segundo ele, que também esteve no local na noite de quarta-feira (6/9), a organização continua sendo bem-feita. "Todos os órgãos responsáveis estão atentos e vigilantes para que possa ser, realmente, uma festa cívica, e que se possa brindar a democracia e a nossa data nacional", declara o procurador de justiça.

Sabo conta que, na noite de quarta-feira (6/9), também esteve na região para acompanhar o planejamento e a execução dos espaços reservados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e órgãos do governo federal. "Temos que acompanhar para ter certeza que os cidadãos estão sendo bem atendidos e respeitados", completa.

O desfile

Em Brasília, o desfile começou às 9h, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e das forças armadas do país, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Marinha. Neste ano, o tema aborda a democracia, soberania e união. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o evento reunirá cerca de 30 mil pessoas na capital. Cerca de 6 mil devem acompanhar o evento das arquibancadas.

No início do desfile, desfilaram tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes e blindados antigos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Quatro eixos temáticos

O evento conta com quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia. O eixo temático “Paz e Soberania”, será composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB);

O eixo “Ciência e Tecnologia”, contará com alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil; O eixo “Saúde e Vacinação”, será representado por integrantes do serviço de saúde das três Forças, além do “Zé Gotinha”;

Por fim, o eixo “Defesa da Amazônia”, terá participação dos militares do Exército Brasileiro, entre eles, soldados de origem indígena, oriundos da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Programação

A abertura foi feita pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência, com o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, que vão executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

Em seguida, o comandante militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona, apresentou a tropa ao presidente da República e solicitou autorização para dar início ao desfile.

O medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição, começou o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria. O atleta foi acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília, que representam o futuro do povo brasileiro.

Logo depois, com o tema “Com Educação se constrói um país”, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) apresentou, no desfile escolar, mais de 550 alunos de escolas públicas e projetos sociais do DF. Fechando o grupamento escolar, as bandeiras, do Brasil, dos estados e do Distrito Federal foram conduzidas por estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia.

Ainda nesta manhã, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília fará a tradicional pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará a tradicional apresentação aérea que encerra a cerimônia e o desfile. No total o evento terá cerca de duas horas de duração.

Segurança pública

A segurança do desfile foi garantida por cerca de 2 mil militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) de unidades especializadas – como Cavalaria, BPCães e Bope – e 500 policiais civis do Distrito Federal (PCDF), como a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA).

Os policiais que vão fazer a patrulha do evento farão revistas pessoais nos acessos à Esplanada dos Ministérios, em pontos considerados estratégicos para a retirada de objetos que possam comprometer a segurança do evento e do público presente.