7 de Setembro

7 de Setembro no DF: A festa da democracia e da esperança

Brasilienses e turistas de outros estados celebram o 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, no DF

Sob sol forte e céu azul, brasilienses assistem ao desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (7/9). O sentimento é de orgulho do Brasil e o clima, de festa. São esperados para hoje cerca de 30 mil pessoas na celebração dos 201 anos da independência do país.

A professora Danyelle Silva Melo mora em Ceilândia e foi assistir ao desfile pela primeira vez. Ao lado do filho Gabriel, de 7 anos, ela afirmou que, este ano, o desfile tem “um quê” de especial. “A independência, o fim de tudo o que passamos, todas as confusões. A eleição de um país para um país melhor. O sonho do meu filho é ser um militar para cuidar do nosso Brasil”, conta.

Em outro canto da arquibancada, a família da dona de casa Fernanda Cristina esperava ansiosa pela festa. Ela, o marido Renato Freire, os filhos Luiz Felipe, 3, Ana Sophia, 6, Kauã Lucas, 4 e o primo Matheus Nascimento, 28 consideram importante manter a tradição de ir ao desfile cívico. “7 de Setembro é uma data que as crianças precisam nascer e saber o que simboliza. Esse ano a gente está revivendo o que deixou de viver anos atrás. Vim ano passado e este ano está mais organizado. Tudo bem melhor”, avalia.

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama apresentam o frevo, dança originária de Pernambuco, durante desfile de 7 de setembro (veja o vídeo)

Revista

Policiais responsáveis pela linha de revista relataram que algumas pessoas tentavam entrar no evento com pequenas facas para cortar frutas, desodorantes, alicates de unha e sobrinha, objetos proibidos. A recomendação para quem trouxe algum item proibido é que retorne e guarde no carro ou deixe com outra pessoa que não entrará para as arquibancadas.

Entre os itens com porte proibido estão:

• Armas em geral;

• Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
armas brancas

• Qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas) apontador a laser ou similares artefatos explosivos, fogos de artifício e similares;

• Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;

• Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;

• Garrafas de vidro e latas

• Mastros confeccionados com qualquer tipo de material de sustentação, bandeiras e cartazes;

• Sprays e aerossóis;

• Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;

• Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada;

Turistas

A expectativa para os desfiles do 7 de Setembro estão altas entre os brasilienses e entre quem veio de outros estados. Com as arquibancadas lotadas, muitos espectadores optaram por assistir ao evento em pé e no sol. Alguns, até em cima de árvores, para garantir uma boa visão.

O casal de gaúchos Arnaldo Rodrigues, 66, e Beatriz Schmidt, 62, vieram de Nerópolis (Goiás), para visitar o filho que mora na capital e assistir ao desfile, pela primeira vez. "Viemos participar desse ato cívico da democracia", comentou o aposentado. A expectativa é grande para o show da esquadrilha da fumaça. "Também quero ver a primeira dama, que considero muito simpática", completou Arnaldo.

O espetáculo no céu de Brasília também é esperado por Cláudio Paulino, 51, que veio de São Paulo e estava no final da última arquibancada. Acompanhado da filha, Gabriela Paulino, 28 anos, ele contou estar ansioso para o evento, já que também é a primeira vez que o acompanha. "Muitos veem o desfile pela TV, e estou emocionado de ter a oportunidade de assistir ao vivo", destacou.