7 de Setembro

7 de Setembro: confira programação do desfile e comemoração

A data marca a primeira solenidade em comemoração à Independência do Brasil no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato

A celebração do Dia da Independência deste ano vai acontecer na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (7/9). O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras autoridades do Exército, da Marinha, e da Aeronáutica.

O início do desfile está previsto para as 9h, com tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes e blindados mais antigos do Exército, da Marinha, e da Aeronáutica. A expectativa de público é de mais de 30 mil pessoas, sendo que 6 mil devem acompanhar o desfile das arquibancadas.

O slogan deste ano será festividades é democracia, soberania e união. O desfile terá quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia. O eixo temático “Paz e Soberania”, será composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB);

Já o eixo “Ciência e Tecnologia”, contará com alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil;  O eixo “Saúde e Vacinação”, será representado por integrantes do serviço de saúde das três Forças, além do “Zé Gotinha”;

E por fim, o eixo “Defesa da Amazônia”, terá participação dos militares do Exército Brasileiro, entre eles, soldados de origem indígena, oriundos da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Programação do evento:

A abertura será com a Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência, com o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, que executarão o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

Em seguida, o comandante militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará toda a tropa ao presidente da República e solicitará autorização para dar início ao desfile.

O medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição, vai começar o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria. O atleta será acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília, que representam o futuro do povo brasileiro.

Em seguida, com o tema “Com Educação se constrói um país”, a Secretaria de Educação do Distrito Federal apresentará, no desfile escolar, mais de 550 alunos de escolas públicas e projetos sociais do DF. Fechando o grupamento escolar, as bandeiras, do Brasil, dos estados e do Distrito Federal serão conduzidas por estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia.

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília fará a tradicional pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará a tradicional apresentação aérea que encerra a cerimônia e o desfile. No total o evento terá cerca de duas horas de duração.

Ao todo, participarão do desfile cerca de 2 mil militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) de unidades especializadas – como Cavalaria, BPCães e Bope – e 500 policiais civis do Distrito Federal (PCDF), como a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA).

Trânsito

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) atuará na organização do fluxo de veículos no centro da cidade. Em função do ensaio para o desfile de quinta-feira (7). Segundo a PMDF, o trânsito deve ser liberado por volta do meio-dia.

A partir das 21h desta quarta-feira (6/9), o trânsito será fechado. O bloqueio é entre a parte leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar. A partir das 6h de quinta-feira (7/9), o trecho entre o 1º Grupamento do CBMDF, e a via da L4 Sul, as proximidades da Ponte JK (sentido Plano Piloto – Lago Sul), ficará suspenso para abrigar os veículos blindados que irão participar do desfile.

O Buraco do Tatu (ligação entre Asa Sul e Norte, próximo à Catedral) ficará livre. A reabertura das vias será feita após a dispersão do público, mediante avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito. público que se deslocar até o desfile com veículo pode utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial.

Entrada no evento

Os policiais que patrulharão o evento farão revistas pessoais nos acessos à Esplanada dos Ministérios, em pontos considerados estratégicos para a retirada de objetos que possam comprometer a segurança do evento e do público presente. Entre os itens com porte proibido estão:

  • armas em geral;
  • armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
  • armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
  • apontador a laser ou similares
  • artefatos explosivos, fogos de artifício e similares;
  • drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
  • fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
  • garrafas de vidro e latas
  • mastros confeccionados com qualquer tipo de material de sustentação, bandeiras e cartazes;
  • sprays e aerossóis;
  • substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;

Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada. Além das intervenções no trânsito e das revistas, estão previstas ações de policiamento e reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências.

As forças de segurança têm autonomia para incluir outros itens na relação até horas antes do evento oficial.

SERVIÇO

Desfile e exposição de 7 de Setembro
Início do Desfile: 9h
Abertura do acesso às arquibancadas: 6h