O calor segue firme nesta quarta-feira (6/9) na capital federal. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros, que registraram mínima de 18ºC no Paranoá por volta das 6h, devem marcar em 32°C nas horas mais quentes do dia. Apesar do calorão, ainda há possibilidade de chuva em alguns pontos isolados do Distrito Federal.
- Chuva: no DF agosto registra volume acima da média mensal em apenas 2h
- Tempo no DF: Inmet prevê possibilidade de chuvas nos próximos dias
- Previsão do tempo: DF tem chance de chuva no fim do dia nesta sexta
Segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, a expectativa também é de aumento da nebulosidade do céu com muitas nuvens a partir da tarde. “Temos céu com poucas nuvens nesta manhã. Mas, no decorrer do dia, com aquecimento da temperatura, a umidade deve aumentar e a possibilidade de chuva também aumenta a partir da tarde”, explica.
Além das elevadas temperaturas, com a aproximação da primavera, o DF tem experimentado umidade relativa do ar baixa. Nas primeiras horas do dia, o índice ficou em 95%, mas deve alcançar os 30% nos períodos mais quentes, provavelmente no meio da tarde.
Segundo Heráclio, essas condições são normais no inverno, estação com mudanças repentinas no tempo. “É um período de bastante transição e as coisas mudam bastante”, contextualiza o meteorologista.
Trégua no feriado
A perspectiva muda para o feriado de 7 de setembro. O instituto prevê uma leve mudança nas condições climáticas, com temperaturas mais amenas. As máximas deverão ficar em torno dos 27°C.
Além disso, quem vai curtir o feriado vai encontrar tempo claro durante todo o dia, sem chance de chuvas. Os ventos ficam com intensidade moderada pela manhã e pela tarde e fica mais fraco pela noite.
Cuidados com o corpo
Feriado é tempo de curtir e descansar, mas com os cuidados necessários. Segundo o Inmet, ainda não há alerta de baixa umidade para o DF. No entanto, é sempre bom relembrar os cuidados necessários para evitar problemas de saúde causados pelo tempo seco.
“Temos um dia mais propício para uso do protetor solar. Mas é sempre bom deixar o guarda-chuva na bolsa diante desse aquecimento com pancadas de chuvas isoladas à tarde”, orienta o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.
Confira, a seguir, algumas dicas da Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF).
- Mantenha uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc) e, sempre que possível, leve consigo uma garrafa para reposição de líquidos;
- Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
- Utilize hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento;
- Utilize umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
- Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso ajuda a evitar o acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
- Dê especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
- Reduza ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia;
- Dê preferência a refeições leves;
- Use roupas leves, chapéu ou boné;
Saiba Mais
-
Cidades DF Homem morre ao ser esfaqueado no Itapoã; caso é investigado pela PCDF
-
Cidades DF Com queda de árvores e desabamento, chuvas causam estragos em Brazlândia
-
Cidades DF Em assembleia, agentes socioeducativos do DF ameaçam paralisação geral
-
Cidades DF Desfile de 7 de Setembro: festa da democracia terá segurança garantida