O general Carlos José Russo Assumpção Penteado será ouvido, na manhã desta segunda-feira (4/9), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa (CLDF). O militar era secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, durante a gestão do ex-ministro Gonçalves Dias, o G. Dias.
O militar, além de ter desempenhado a função na equipe de G. Dias, foi um dos poucos que permaneceu no GSI, oriundos da equipe do ex-ministro do GSI do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), general Augusto Heleno. À CPI da CLDF, G. Dias disse que Penteado o tranquilizou durante os atos de 8 de janeiro, apesar da invasão de manifestantes no prédio do Palácio do Planalto.
“O general Penteado foi ao meu encontro. Perguntei a ele o porquê de o bloqueio da frente do Palácio do Planalto, que deveria ter sido feito pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), não ter sido montado. (...) Inclusive, cobrei dele, com um palavrão, o motivo de o bloqueio não ter sido montado. O general Penteado, que não deu resposta à minha pergunta. Saiu para montar o bloqueio de proteção, porque dei-lhe a ordem”, disse o ex-chefe do GSI.
Calendário CPI
O calendário de setembro e outubro está fechado. Entre os principais nomes a serem ouvidos pelos distritais nesse mês, está o hacker preso pela Polícia Federal, Walter Delgatti Neto — previsto para 14 de setembro.
Dentro do calendário de setembro, o coronel da PMDF Paulo José Bezerra, que era subchefe do Departamento de Operações (DOP) no 8 de janeiro, deve ser ouvido em 21 de setembro. Para encerrar o mês, Ana Priscila Azevedo, presa em 8 de janeiro como organizadora dos atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes, está prevista para ser ouvida em 28 de setembro.
Saiba Mais
-
Cidades DF Previsão do tempo: DF espanta chuva e terá sol forte nesta segunda (4/9)
-
Cidades DF Em dia de folga, Geraldo Alckmin vai à padaria artesanal na Asa Sul
-
Cidades DF Criminosos que traficavam na "Favelinha da UPA", no Bandeirante, são presos
-
Cidades DF Evento Portas Abertas torna a Base Aérea de Brasília acessível a todos