O ciclo festivo das quadrilhas juninas do Distrito Federal e do entorno é o mais longo do Brasil com aproximadamente cinco meses de apresentações. As competições também seguem o mesmo fluxo. Neste final de semana, 1, 2 e 3 de setembro, ocorrerá a grande final do Circuito Distrito Junino por meio do Candangão de Quadrilhas Juninas, promovido pelo Instituto de Capacitação, desenvolvimento e Inovação do DF e SECEC. Ao todo, 15 grupos finalistas irão disputar o grande troféu no arraial montado na Praça do Trabalhador, em Ceilândia, a partir das 19h30. O momento representa o encerramento dos campeonatos do ano no quadradinho. A entrada é gratuita. Além das apresentações, o público poderá conferir os shows de cultura popular e feirinha com comidas típicas.
- Assista ao mini documentário sobre as quadrilhas juninas do DF
- Quadrilha junina Formiga da Roça vence tradicional concurso da Linqdfe
- Quadrilha Junina Arroxa o Nó vence Arraial Brasil
- Junina Pau Melado, de Samambaia, vence Campeonato Brasileiro de Quadrilhas
O Circuito Distrito Junino foi um dos primeiros campeonatos realizados neste ano em Brasília. Ao todo, 30 grupos do DF e entorno competiram nas três classificatórias itinerantes. A primeira ocorreu em Taguatinga e teve a junina Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás, levando a melhor no pódio. Já a Si Bobiá a Gente Pimba se destacou na segunda e na terceira fase, realizadas em Ceilândia e Samambaia.
Com os pontos zerados, tudo pode acontecer na grande final. Irão participar da disputa as quadrilhas Amor Junino, Aquarela Nordestina, Busca Fé, Elite do Cerrado, Êta Lasquera, Filhos do Sertão, Mala Véia, Paixão Cangaço, Pau Melado, Sabugo de Milho, Sanfona Lascada, Segue o Fogo, Si Bobiá a Gente Pimba, Tico Tico no Fubá e Xamegar.
Campeã do Distrito Junino
No domingo (3/9), o público irá conhecer a grande campeã do Circuito Distrito Junino. O coordenador da mesa avaliadora, Gilson Cezzar, celebrou os dois meses de apresentações e ressaltou o congraçamento entre as juninas. “Conseguimos contemplar a participação de grupos que não tinham a possibilidade de competirem juntos por estarem em ligas distintas. É fato que, por questões burocráticas, a final demorou um pouco, mas chegamos com uma perspectiva muito positiva de encerrar com chave de ouro e celebrar esse congraçamento que foi realizado durante este período”.
Confira a programação completa
SEXTA (1/9)
20h00 - Show cultural
21h - Xamegar
21h45 - Mala Véia
22h30 - Pau Melado
23h15 - Show cultural
SÁBADO (2/9)
19h30 - Segue o fogo
20h15 - Êta Lasquera
21h00 - Filhos do Sertão
22h00 - Tico Tico no Fubá
22h45 - Busca Fé
23h30 - Elite do Cerrado
0h - Show Cultural
DOMINGO (3/9)
19h - Si Bobiá a Gente Pimba
19h45 - Paixão Cangaço
20h30 - Aquarela Nordestina
21h30 - Sanfona Lascada
22h15 - Sabugo de Milho
23h - Amor Junino
23h45 - Show cultural
Serviço
Final do Circuito Distrito Junino, dias 1, 2 e 3 de setembro, às 19h30, na Praça do Trabalhador, em Ceilândia. Entrada gratuita.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Internada, Tatá Werneck assiste a novela no hospital: 'Doida para voltar'
-
Diversão e Arte Após transplante, Faustão diz que não volta para a TV: "Fiz a minha parte"
-
Diversão e Arte Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para este sábado (2/9)
-
Diversão e Arte Regis Danese sente muitas dores e ainda não se alimentou, diz esposa