Atenção, motoristas e passageiros! A partir da manhã de segunda-feira (2/10), o trânsito no centro de Taguatinga sofrerá mudanças significativas. Com o conclusão das obras da Avenida Central do Túnel Rei Pelé, o corredor exclusivo será liberado para os ônibus, o que permitirá embarque e desembarque de passageiros no canteiro central do boulevard.
As mudanças estavam em vigor desde julho de 2020. Desde então, os ônibus que transitam no sentido Plano Piloto, que circulam pelas avenidas Elmo Serejo, Samdu Sul ou Comercial Norte em direção à EPTG e ao viaduto do Pistão, faziam o desvio pela Avenida das Palmeiras. Com a conclusão das obras na Avenida Central, os veículos seguirão direto pelo corredor exclusivo ou pelas marginais, não precisando fazer o trajeto anterior.
Pelas vias marginais, circularão 279 coletivos de 73 linhas. Ao todo, a operação vai beneficiar passageiros de 376 coletivos de 98 linhas, que realizam 2.255 viagens diárias em dias úteis e 1.951 aos sábados e domingos. Já no corredor exclusivo, serão 97 veículos de 25 linhas de ônibus.
“A entrega dessa parte da obra do Corredor Oeste, que é a parte superior do túnel, contribuirá para a melhoria da qualidade do serviço de transporte, reduzindo o tempo de deslocamento do usuário”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates, à Agência Brasília.
Com a desativação do trânsito de coletivos pela Avenida das Palmeiras, duas paradas de ônibus localizadas entre a Comercial Norte e o Pistão Norte serão desativadas. Na Avenida Central, onde passarão veículos com porta do lado esquerdo, haverá uma parada entre a Samdu e a Comercial e outra entre a Comercial e o Pistão. Para sanar dúvidas, a própria Semob elaborou uma arte. Veja abaixo.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br