Clima

Previsão do tempo: sábado terá tempo abafado no DF e chuva à tarde

Instituto Nacional de Meteorologia prevê sol entre nuvens de manhã e aumento da nebulosidade, que pode provocar pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde

Trânsito em Tesourinha da Asa Norte -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Trânsito em Tesourinha da Asa Norte - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
postado em 30/09/2023 09:07 / atualizado em 30/09/2023 09:44

O tempo abafado vai ser marcante, neste sábado (30/9), no Distrito Federal, com sol entre nuvens e temperatura máxima de 32ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve haver aumento do calor e da nebulosidade ao longo da tarde e noite, o que pode ter pancadas de chuvas, trovoadas isoladas e rajadas de vento. A mínima registrada até então foi de 19,2ºC, às 4h, no Gama.

De acordo com a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, esse tempo é típico da primavera, estação de transição com o verão. “Tem essa característica de calor, com umidade e chuva com rajadas de vento. Ao longo do dia aquece, formam mais nuvens e aumentam as chances de pancadas”, explica.

Segundo ela, setembro foi um mês no qual as temperaturas ficaram acima da média. “Tivemos ondas de calor que proporcionaram temperaturas altas. A máxima do ano, por exemplo, foi registrada em 24 de setembro, de 36,7ºC, no Gama”, cita a meteorologista.

Nessa sexta-feira (29/9), Brazlândia registrou 44,4 mm de chuva, e passou o volume médio do mês, que é de 38,1 mm. “Ainda vamos ter essa tendência de um tempo com muitas nuvens, período nublado e com chuvas associadas”, completa Andrea. A chuva ocorreu, de fato, na quinta-feira (28/9), mas o Inmet contabiliza às 9h do dia seguinte.

O tempo abafado vai ser marcante, neste sábado (30/9), no Distrito Federal, com sol entre nuvens e temperatura máxima de 32ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve haver aumento do calor e da nebulosidade ao longo da tarde, o que pode provocar pancadas de chuvas, trovoadas isoladas e rajadas de vento. A mínima registrada até então foi de 19,2ºC, às 4h, no Gama.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, esse tempo é típico da primavera, estação de transição com o verão. “Tem essa característica de calor, com umidade e chuva com rajadas de vento. Ao longo do dia aquece, formam mais nuvens e aumentam as chances de pancadas”, explica.

Segundo ela, setembro foi um mês no qual as temperaturas ficaram acima da média. “Tivemos ondas de calor que proporcionaram temperaturas altas. A máxima do ano, por exemplo, foi registrada em 24 de setembro, de 36,7ºC, no Gama”, cita a meteorologista.

Na última quinta-feira (28/9), Brazlândia registrou 44mm de chuva, e passou o volume médio do mês, que é de 38,1mm. “Ainda vamos ter essa tendência de um tempo com muitas nuvens, período nublado e com chuvas associadas”, completa Andrea.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação