A eleição para conselheiros tutelares do Distrito Federal ocorre neste domingo (1º/10). Para o grande dia, as urnas começaram a ser transportadas, nesta sexta-feira (29/9), para os locais de votação. Os aparelhos eletrônicos saíram do galpão do Tribunal Eleitoral do DF (TRE-DF) e foram para os 146 locais de votação espalhados pelas regiões administrativas. A montagem dos equipamentos será feita neste sábado (30/9).
Durante os dias 25, 26 e 27 as urnas foram carregadas e receberam os nomes dos candidatos, a numeração e a fotografia. Ao todo, o TRE forneceu 1.172 máquinas para votação e mais 118 para contingência. As urnas foram conferidas e colocadas nos baús dos caminhões e a distribuição começou às 6h desta sexta. Viaturas da Polícia Militar estão acompanhando o processo. As urnas são recebidas nos locais de votação pelos diretores das escolas.
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), está conduzindo o processo eleitoral. Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes. São 1.268 candidatos aptos a serem votados.
A votação é a terceira fase do processo eleitoral, que está dividido em quatro etapas. A primeira foi a aplicação da prova objetiva para os candidatos em junho. A segunda fase teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação em julho. A quarta e última etapa será o curso de formação inicial dos eleitos, com data a ser divulgada posteriormente.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br