Previsão do tempo

Domingo será de tempo quente e seco; máxima pode bater os 36ºC

DF segue em alerta vermelho devido às altas temperaturas, típicas da chegada da primavera. Manter os cuidados com a saúde é primordial, especialmente nas horas mais quentes do dia

 18/09/2023  Crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press. Brasília, DF. Cidades. Calor em Brasília. -  (crédito:  Carlos Vieira)
18/09/2023 Crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press. Brasília, DF. Cidades. Calor em Brasília. - (crédito: Carlos Vieira)
postado em 24/09/2023 11:01 / atualizado em 24/09/2023 11:17

‘Domingou’ (24/9) com mais uma possibilidade de recorde de temperatura no Distrito Federal. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem bater os 36ºC nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. No Plano Piloto, a máxima pode chegar a 34ºC. 

Além do calor, o tempo seco também não dá trégua. Neste domingo, a umidade máxima foi de 75% e pode alcançar a mínima de 15%, no período da tarde. Os ventos seguem de fracos a moderados, e a chuva só deve dar as caras a partir de quinta-feira, em quantidades, ainda, bastante reduzidas. Até lá, cabe ao brasiliense procurar (e muito) sombra e água fresca.

Segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, o DF está em alerta vermelho, pois registra há mais de cinco dias consecutivos temperaturas superiores – no caso da onda de calor, 5ºC a mais – a média esperada para o mês de setembro na região, que é 29ºC. “A sensação de desconforto é grande, mas se trata de um evento comum em todo início de primavera”, comentou.

Dessa forma, os cuidados com a saúde, em vista das altas temperaturas, devem ser reforçados, a saber: manter boa hidratação; umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico; utilizar umidificador, baldes ou bacias com água para elevar a umidade do ar; reduzir as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia e dar preferência a refeições leves.

Recorde

No último sábado (23/9), o DF registrou um novo recorde anual de temperatura máxima. As cinco estações do Inmet marcaram as maiores temperaturas deste ano. O local com o maior registro foi a estação localizada na Ponte Alta, no Gama, com 35,7ºC.

Segundo o Inmet, a maior temperatura registrada até então foi de 35ºC, na última quarta-feira (20/9). A estação de Águas Emendadas (Planaltina) registrou 35,4°C, a do Paranoá ficou em 34,5°C, a de Brazlândia teve 33,7°C como a máxima do dia. A estação do Sudoeste foi a que teve a temperatura mais “amena”: 33,6°C.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação