O Distrito Federal registrou um novo recorde anual de temperatura máxima neste sábado (23/9). As cinco estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as maiores temperaturas deste ano. O local com o maior registro foi a estação localizada na Ponte Alta, no Gama, com 35,7ºC.
Segundo o Inmet, a maior temperatura registrada até então foi de 35ºC, na última quarta-feira (20/9). A estação de Águas Emendadas (Planaltina) registrou 35,4°C, a do Paranoá ficou em 34,5°C, a de Brazlândia teve 33,7°C como a máxima do dia. A estação do Sudoeste foi a que teve a temperatura mais “amena”: 33,6°C.
De acordo com a meteorologista do instituto Andrea Ramos, a onda de calor que está passando pelo DF está associada não só às altas temperaturas, mas com a umidade relativa do ar, que teve como menor índice neste sábado 17%, no Gama.
Onda de calor
O Distrito Federal está sob alerta vermelho para a onda de calor, fazendo com que a temperatura possa ficar 5ºC acima da média, por um período maior do que 5 dias. O alerta foi estendido até a próxima terça-feira (26/9), às 18h.
Além disso, também existe um alerta laranja, terminando às 19h deste sábado (23/9), para baixa umidade relativa do ar — podendo variar entre 20% e 12%. De acordo com o Inmet, existe o risco de incêndios florestais e à saúde, podendo ocorrer ressecamento da pele, além de desconforto nos olhos, boca e nariz.
Por isso, o instituto dá algumas dicas para os moradores da capital do país: Beba bastante líquido; atividades físicas ao ar livre não são recomendadas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; e use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br