Distrito Federal

Ibaneis assina ordens de serviço para obras de educação e infraestrutura

As assinaturas ocorreram na manhã desta sexta-feira (22/9), durante evento de celebração dos 67 anos da Novacap. Além disso, o governador visitou o Viveiro I da companhia, que foi revitalizado

Governador Ibaneis Rocha (MDB) autoriza obras de saúde, educação e infraestrutura e entrega novo espaço multiuso da Novacap -  (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
Governador Ibaneis Rocha (MDB) autoriza obras de saúde, educação e infraestrutura e entrega novo espaço multiuso da Novacap - (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
postado em 22/09/2023 14:14

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta sexta-feira (22/9), ordens de serviço para obras de 26 módulos escolares em diversas regiões do Distrito Federal, para a construção da rede subterrânea de energia elétrica para quiosques localizados no Setor Hospitalar Local Sul (SHLS) e para a obra da 2ª etapa na Ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul. As assinaturas ocorreram durante evento de celebração dos 67 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que ficará responsável pelas obras e construções.

Ibaneis destacou que a empresa é essencial para o DF. “Tudo que nós vemos na cidade hoje, os jardins, as calçadas e todo o cuidado que existe é feito exatamente pela Novacap, sem contar as grandes obras”, enfatizou. O governador comentou ainda sobre a liberação pelo Tribunal de Contas para construção de dois hospitais, também terão as obras feitas pela companhia”, detalhou.

O governador anunciou ainda que será construída uma unidade hospitalar no Gama. “Ano que vem, a gente deve também lançar o Hospital do Gama, para que a gente possa ter todo esse sistema de saúde funcionando”, destacou.

As obras dos módulos escolares ocorrerão nas regiões de Sobradinho, Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Planaltina e Paranoá. Na ocasião, Ibaneis também assinou ordens de serviço para reforma e ampliação da unidade básica de saúde da Penitenciária Feminina, para registro de preços para fornecimento de equipamentos e construção de bases para a implantação de Academia Universal ao Ar Livre, Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e Multi-exercitadores, que serão instalados em diversos locais da capital, além de ordem para construção de bases para implantação de parquinhos infantis.

Localizado no Park Way, Ibaneis também visitou o Viveiro I da Novacap, que passou por uma revitalização, onde foram construídas cinco estufas agrícolas com irrigação automatizada. Além disso, o governador entregou o novo prédio, que servirá de refeitório para os técnicos do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), na sede do órgão, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

Presidente da Novacap, Fernando Leite destacou que o Viveiro I é o berço de todas as plantas que estão nas ruas da cidade. “Nós produzimos todas as flores, os vasos e os arbustos. Temos uma produção de 50 mil a 100 mil mudas por semana, além disso, plantamos 100 mil mudas de árvores por ano”, comentou.

Para Fernando Leite, o Viveiro I estava abandonado e necessitava de uma grande reforma de revitalização. “Estamos entregando para a cidade e para a comunidade um viveiro totalmente revitalizado com várias estufas com sistema de irrigação automática”, ressaltou.

Novacap

A Novacap foi criada em 19 de setembro de 1956, pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, e completou 67 anos nesta semana. A finalidade da companhia era gerenciar e coordenar a construção de Brasília.

Atualmente, as principais atividades da Novacap são de elaboração, análise e aprovação de projetos; execução, fiscalização e gerenciamento de obras e serviços de engenharia, arquitetura, urbanização, drenagem pluvial, pavimentação, além de conservação de áreas verdes com paisagismo no Distrito Federal.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação