O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, em solenidade no Palácio do Buriti, na manhã desta quinta-feira (21/9), a licença de instalação do Residencial Mansões Itaipu, na região do Jardim Botânico. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas com a assinatura do documento, que faz parte do processo de regularização fundiária do condomínio.
Saiba Mais
O residencial surgiu há mais de 20 anos, quando ainda fazia parte do bairro São Bartolomeu, de São Sebastião. Em 2019, passou a integrar a região administrativa do Jardim Botânico. O condomínio ocupa uma área de 121 hectares, em uma Área de Preservação Permanente (APP), protegida pela legislação ambiental, onde estão distribuídos 414 lotes com mais de 1,5 mil residências.
Ficou a cargo do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) o estudo de fauna, flora e recursos hídricos para assegurar que a licença fosse cedida cumprindo as condicionantes ambientais.
O condomínio havia perdido a licença de instalação em 2017. Desde então, a comunidade tentava recuperar a documentação a fim de dar continuidade às obras de infraestrutura no local, como as de drenagem. Quatro das 46 ruas do residencial ainda esperam por obras de asfaltamento.
Recentemente, a região do Jardim Botânico tem recebido investimentos do GDF, como as obras do viaduto que deve beneficiar 50 mil motoristas que passam na região diariamente e a entrega da duplicação da DF-001, que ganhou um trecho de 5,2 km de pista dupla liberado em julho deste ano.
Saiba Mais
Com informações da Agência Brasília.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br