transporte

Projeto que possibilita pagar passagem de ônibus com Pix avança na CLDF

Para virar lei, o PL ainda precisa ser aprovado por duas comissões, pelo plenário da Câmara e ser sancionado pelo governador

Passageiros costumam utilizar os celulares dentro dos ônibus, o que chama a atenção dos criminosos -  (crédito:  Kayo Magalhaes)
Passageiros costumam utilizar os celulares dentro dos ônibus, o que chama a atenção dos criminosos - (crédito: Kayo Magalhaes)
postado em 21/09/2023 17:23 / atualizado em 21/09/2023 18:48

O projeto de lei que permite o pagamento de passagens de ônibus por meio de pix foi aprovado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF). O texto precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e, depois, segue para análise e votação do Plenário da Casa. Caso seja aprovado nas duas comissões o PL será enviado para a sanção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A proposta busca modernizar as formas de pagamento das passagens somente para os meios de transporte dentro do Distrito Federal. Segundo o deputado, Joaquim Roriz Neto (PL), autor do projeto, “além de seguro, o pix tornou-se um dos principais meios de pagamento, desde sua implementação. Portanto, incluí-lo entre as opções disponibilizadas, facilitará o acesso dos usuários", afirma.

Segundo o autor, o projeto também vai beneficiar as empresas. “Por vezes, os passageiros dos ônibus têm que ficar aguardando, ou simplesmente são orientados a descer pela porta da frente, por falta de troco”.

*Texto de Hítalo Silva, estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação