Por Hítalo Silva
A unidade móvel da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) atendeu, apenas em 2023, mais de 4 mil cidadãos por todo o Distrito Federal. Segundo o órgão, nos últimos 15 meses, o programa de acesso à Justiça deu mais de 7 mil assistências ao público.
O trabalho da unidade móvel é dar melhor acesso às pessoas carentes e que não podem pagar por um advogado. O defensor público-geral, Celestino Chupel, explica a importância do projeto. “Essa abordagem inovadora e itinerante amplia significativamente o alcance da Defensoria Pública do Distrito Federal, beneficiando o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social", explicou.
As regiões mais beneficiadas pelo programa foram Plano Piloto, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Fercal, Samambaia, Vicente Pires, São Sebastião, Jardim Botânico, Taguatinga, Sol Nascente, Recanto das Emas, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Gama, Guará, Recanto das Emas, Sol Nascente, Brazlândia, Riacho Fundo, Sobradinho, que receberam atendimento gratuito.
A unidade itinerante também realizaram atendimentos na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda e no Centro de Detenção Provisória (CDP), onde realizaram assistência jurídica e para fiscalizar as condições de saúde, alimentação e visitas de parentes.
Quais foram as regiões com maiores registros?
As regiões que tiveram maiores registros de atendimentos foram Plano Piloto, com 601, Ceilândia, 418 e o Núcleo Bandeirante, tendo 350 foram as que tiveram maiores registros de assistências registradas.
Com informações da Defensoria Pública do DF
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Suzano Almeida
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br