Por Keli Silva*
A população do Distrito Federal vem sentindo na pele o forte onda de calor causada pela massa de ar quente que estacionou sobre boa parte do Brasil. O Instituto de Meteorologia no DF (Inmet) registrou, na terça-feira (19/9), 34,5ºC, temperatura superada na tarde desta quarta-feira (20/9), quando os termômetros registraram 35ºC, tornando-se o dia mais quente do ano até o momento. A umidade para hoje foi de 13%.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista, todo esse calor tende a durar até domingo (24/9), podendo chegar até 36°C no sábado. Ela ainda explica que seriam normais essas temperaturas para os meses de setembro e outubro, por serem os meses mais quentes do ano. O que antecipou a sensação de calor foi o fenômeno El Niño — que aumenta a temperatura das águas do Oceano Pacifico intensificando as temperaturas e mantendo as massas de ar quente sobre a área continental — e que está sobre o país desde agosto.
Essas temperaturas não acontecem só aqui na região, e estão sendo sentidas por todo o país com exceção do Sul, onde ocorrem chuvas constantes. Com a chegada da primavera, no sábado (23/9), a umidade aumenta, mas o calor continua.
Confira os menores valores registrados, até as 15h, nas estações do Inmet:
Gama (DF): 13%
Goiânia (GO): 14%
Luziânia (GO): 14%
Goianésia (GO): 14%
Barretos (SP): 14%
Itumbiara (GO): 15%
*Estagiária sob a supervisão de Suzano Almeida
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br