IMPOSTO

IPTU: penúltima parcela vence esta semana, conforme o número de inscrição

A quinta parcela para quem optou por dividir o pagamento vence nesta segunda-feira (18/9). Os boletos podem ser emitidos on-line, presencialmente nos postos do Na Hora ou nas agências de atendimento da Receita do DF

 05/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Águas Claras que estará fazendo aniversário amanhã. Parque de Águas Claras. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
05/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Águas Claras que estará fazendo aniversário amanhã. Parque de Águas Claras. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 18/09/2023 20:05

Atenção, contribuinte: a quinta parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) vence entre os dias 18 e 22 de setembro. Caso o dono do imóvel não tenha o boleto em mãos, é possível emiti-lo via on-line e portal de serviços da Receita ou pelo aplicativo Economia DF.

Nesta segunda-feira (18/9), o vencimento é para as inscrições com finais 1 e 2. De terça a sexta-feira, devem ser quitadas as parcelas de inscrições com os finais 3 e 4; 5 e 6; 7 e 8; e 9 e 0, respectivamente. A sexta e última parcela do IPTU está programada para outubro, com vencimento a partir do dia 16.

O boleto de pagamento do imposto também pode ser emitido presencialmente, nos postos do Na Hora ou nas agências de atendimento da Receita do DF, pelo número 156, opção 3, em ligação feita a partir de um número fixo.

Segundo cálculos da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF), em 2022, cerca de 23% dos contribuintes com imóvel próprio no DF não cumpriram as obrigações com o fisco, o que implica o CPF ou CNPJ registrado em cadastro devedor. Além disso, o imóvel pode até mesmo ir a leilão caso o débito não seja quitado.

Quinta parcela do IPTU/2023 vence nesta segunda-feira (18/9)
Quinta parcela do IPTU/2023 vence nesta segunda-feira (18/9) (foto: Arte: Agência Brasília)

Arrecadação

O Governo do Distrito Federal (GDF) arrecadou R$ 12,6 bilhões com impostos no primeiro semestre de 2023. Do total, a maior parte veio de tributos das áreas de comércio e serviços. Esses valores são essenciais para obras como a construção de creches e unidades básicas de saúde e também para o pagamento de pessoal.

*Com informações da Agência Brasília 

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação