A perita criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Beatriz Figueiredo vai lançar, na noite desta segunda-feira (18/9), o livro Feminicídio: Perícia Criminal e Valor Jurídico da Prova Material, durante uma palestra no plenário do mezanino da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), na Asa Norte. O evento é aberto ao público e começa a partir das 19h30.
- Autoras chamam a atenção para a realidade do feminicídio em novos livros
- Feminicídio, uma das 'grandes tragédias da humanidade', diz escritora Rivera Garza
- Confira livros recém-lançados que apresentam o ponto de vista feminino
Durante as 408 páginas, a obra conta o serviço da perícia em grandes casos de feminicídio no DF e cita os direitos das mulheres contra a violência de gênero. O livro está organizado em seções que tratam do patriarcado, gênero e desigualdade sexista ao longo da história.
O livro mostra os tipos de agressões contra a mulher e como se deu a evolução legislativa da proteção às vítimas de violência de gênero no Brasil. Os capítulos incluem análises detalhadas sobre a prova material, mostrando tanto o papel da perícia criminal durante o inquérito policial e processo penal, como a análise específica de todos os vestígios comumente encontrados em locais onde um feminicídio ocorreu.
Na obra de Beatriz, publicada em 17 de agosto deste ano, ainda há levantamentos técnico-periciais e a confecção do laudo de perícia criminal de maneira sistematizada, multidisciplinar e integrada, mostrando o ciclo completo do serviço.
A palestra será conduzida por Beatriz, mas terá mediação de Cristina Alves Tubino, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da OAB-DF.
Palestra e Lançamento do Livro "Feminicídio: Perícia Criminal e Valor Jurídico da Prova Material"
Local: Plenário do Mezanino da OAB-DF
Endereço: Setor de Edifícios Públicos Norte (SEPN) 516 Bloco B Lote 7 - Asa Norte
Horário: 19h30
Mais informações
E-mail: sgc2@oabdf.com
Telefone: (61) 3035-7244/7245
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br