Como parte da programação do Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, a Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade) realiza, nesta quarta-feira (20/9), a roda de conversa Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência no Distrito Federal?.
Mobilidade urbana: especialistas apontam caminhos para serviço mais eficaz no DF
Carro de aplicativo é o meio de transporte mais bem avaliado nas cidades
Mobilidade urbana precária é desafio para os idosos que vivem no DF
O evento começa às 9h no mezanino da sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e conta com a participação de especialistas no tema. A mediação será feita pela arquiteta e urbanista Romina Capparelli. Não é necessário fazer inscrição prévia. As ideias debatidas durante o evento serão transformadas em um documento que será enviado aos órgãos responsáveis pela política de mobilidade urbana local.
Para o promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, a iniciativa é uma oportunidade para observar o quanto a população é dependente do carro no DF. "Situação absolutamente insustentável sob os pontos de vista ambiental e de qualidade de vida nas cidades, e o que nos leva a insistir nesse erro”, afirma.
Integrante da Cicloviaativa e da Rede Urbanidade e autor da peça de divulgação dos eventos, James Soares, acredita que a ideia é provocar uma reflexão bem-humorada sobre o cenário da mobilidade em Brasília. “Muitos de nós, brasilienses, em nossa relação com os carros, parecemos ter ‘cabeça, tronco e rodas’, evidenciando uma dependência crônica. Por meio da sátira, estamos levantando uma crítica construtiva", avalia.
Apoiam a iniciativa a Associação de Moradores das 700 Sul, a União dos Ciclistas do Brasil, o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte e as organizações Bike Anjo, Brasília para Pessoas, Andar a Pé, Cicloviaativa e o Instituto Rodas da Paz.
Mobilização
No DF, estão previstas diversas atividades durante esta semana. A partir das 8h30 de sexta-feira (22/9), quando é celebrada a data do Dia Mundial Sem Carro, a população é convidada a fazer o percurso entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), de bicicleta ou outros veículos de mobilidade ativa.
Órgãos públicos distritais e federais foram convidados a participar da iniciativa com representantes nos eventos e também estimulando os funcionários a abrir mão do carro no dia 22.
Iniciativa
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos, representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade.
O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Saiba Mais
Com informações do MPDFT.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br