Mobilidade urbana

Dia Mundial Sem Carro: "Carrodependência" será discutida pelo MPDFT

Evento, realizado pelo Ministério Público do DF e Territórios, terá participação de especialistas em mobilidade urbana para discutir como vencer a carrodependência

Engarrafamento de veículos em Taguatinga Centro.  -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Engarrafamento de veículos em Taguatinga Centro. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 18/09/2023 10:40

Como parte da programação do Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, a Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade) realiza, nesta quarta-feira (20/9), a roda de conversa Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência no Distrito Federal?. 

Mobilidade urbana: especialistas apontam caminhos para serviço mais eficaz no DF

Carro de aplicativo é o meio de transporte mais bem avaliado nas cidades

Mobilidade urbana precária é desafio para os idosos que vivem no DF

O evento começa às 9h no mezanino da sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e conta com a participação de especialistas no tema. A mediação será feita pela arquiteta e urbanista Romina Capparelli. Não é necessário fazer inscrição prévia. As ideias debatidas durante o evento serão transformadas em um documento que será enviado aos órgãos responsáveis pela política de mobilidade urbana local.

Para o promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, a iniciativa é uma oportunidade para observar o quanto a população é dependente do carro no DF. "Situação absolutamente insustentável sob os pontos de vista ambiental e de qualidade de vida nas cidades, e o que nos leva a insistir nesse erro”, afirma.

Integrante da Cicloviaativa e da Rede Urbanidade e autor da peça de divulgação dos eventos, James Soares, acredita que a ideia é provocar uma reflexão bem-humorada sobre o cenário da mobilidade em Brasília. “Muitos de nós, brasilienses, em nossa relação com os carros, parecemos ter ‘cabeça, tronco e rodas’, evidenciando uma dependência crônica. Por meio da sátira, estamos levantando uma crítica construtiva", avalia.

Apoiam a iniciativa a Associação de Moradores das 700 Sul, a União dos Ciclistas do Brasil, o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte e as organizações Bike Anjo, Brasília para Pessoas, Andar a Pé, Cicloviaativa e o Instituto Rodas da Paz.

Mobilização

No DF, estão previstas diversas atividades durante esta semana. A partir das 8h30 de sexta-feira (22/9), quando é celebrada a data do Dia Mundial Sem Carro, a população é convidada a fazer o percurso entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), de bicicleta ou outros veículos de mobilidade ativa.

Órgãos públicos distritais e federais foram convidados a participar da iniciativa com representantes nos eventos e também estimulando os funcionários a abrir mão do carro no dia 22.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos, representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade.

O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Com informações do MPDFT.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação