Calor e secura têm marcado os dias dos brasilienses nesta semana. Na tarde desta quinta-feira (14/9), a temperatura máxima pode chegar novamente a 34°C. No dia anterior, o valor foi marcado pelos termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrando o dia mais quente deste ano até então. Apesar da elevação na temperatura, o órgão indica que há previsão de chuvas isoladas para o fim desta tarde.
Para os moradores da capital federal, a tarde desta quarta-feira foi bem quente com direito a recorde de temperatura máxima neste ano, com 34°C no Gama. “Pode se repetir novamente nesta quinta-feira. Ou até ficar um pouco mais ou um pouco menos”, avalia o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia. Anteriormente, o recorde havia sido no dia 23 de agosto, com 33,9°C, na mesma região.
Segundo o Inmet, no período da noite, haverá muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. “Pode ser que tenha alguma chance de chuva no fim da tarde. É uma chance pequena, mas não descartaria”, comenta Olívio. A possibilidade se intensifica para esta sexta-feira (15/9). No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta.
O especialista explica que as chances de chuva são devido a entrada de um pouco mais de umidade no sistema. Uma frente fria que está localizada no extremo sul de Goiás traz mais umidade para a região do DF, mesmo que não passe de fato pela capital. “Cria alguma instabilidade”, destaca o meteorologista.
Além do calor intenso, o DF registra uma amplitude térmica no decorrer do dia. Pela manhã, a temperatura mínima foi de 13,4°C, na região de Águas Emendadas. Enquanto no Plano Piloto ficou em 18,2°C. A umidade relativa do ar foi de 80% pela manhã e deve ficar abaixo de 20% na parte da tarde.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br