INFRAESTRUTURA

Obras de drenagem pluvial na Asa Norte devem ficar prontas em junho de 2024

Ao custo de R$ 174 milhões, obras prometem dar fim aos alagamentos na Asa Norte, que sempre ocorrem na época de chuva

Obras de drenagem pluvial prometem acabar com  os alagamentos em época de chuva na Asa Norte -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Obras de drenagem pluvial prometem acabar com os alagamentos em época de chuva na Asa Norte - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Laezia Bezerra
postado em 14/09/2023 06:00

As obras do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar DF) na Asa Norte têm previsão de entrega até o fim do primeiro semestre de 2024. De acordo com a Terracap, a medida deve acabar com os alagamentos que ocorrem na época de chuvas. A alternativa é a construção de ampla rede de drenagem pluvial, complementar ao sistema já existente, que começa nas imediações da Arena BRB Mané Garrincha e descerá à via L4 Norte, e, depois, ao Lago Paranoá.

Em nota, a Terracap informou que apenas os poços de visita — locais com tampa, que servem para vistoriar as redes — estão ao alcance dos olhos das pessoas que passam pela região. A escavação e a estruturação da nova rede subterrânea — entre 6m e 22m de profundidade, são realizadas de forma manual, com pás e picaretas. Assim, não são necessários desvios no trânsito e abertura de valas.

A empresa destaca, também, que, ao todo estão sendo executados 7,68km de túneis, dos quais 2,7km já estão escavados. Dos 104 poços de visita previstos, 37 foram concluídos e 25 estão em andamento. “O Drenar DF utiliza o método tunnel liner, em que o acesso às galerias é feito por essas aberturas. A cada 46cm de solo escavado, chapas de aço corrugado são montadas para sustentar o túnel aberto. As placas, com espessuras que variam de 2,2 mm a 6,5 mm, são parafusadas umas às outras conforme a escavação avança, explica a nota”, explicou.

 13/09/2023 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Obras do Drenar DF para contenção das águas das chuvas próximo .
A previsão de entrega das obras de drenagem pluvial na Asa Norte é para o fim do primeiro semestre de 2024 (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A obra foi dividida em cinco lotes, com investimento de R$ 174 milhões, oriundos da Terracap. Os trabalhos estão sendo executados por cinco empresas contratadas pela própria Terracap e coordenadas pela Concremat.

Bacia de detenção

A bacia de detenção está sendo construída em uma área de 36 mil metros quadrados, dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, localizado no Setor de Embaixadas Norte. O projeto prevê que a lagoa sirva de reservatório para as águas das chuvas captadas no início da Asa Norte e direcionadas até a região, onde será feita a qualificação de água pluvial.

A estrutura terá a dupla função: reduzir a pressão do volume de água que desemboca no Lago Paranoá e permitir que tanto a sujeira quanto o lixo arrastados pelas enxurradas possam decantar no fundo da lagoa. O reservatório terá capacidade para armazenar 96 mil metros cúbicos de água, e vai comportar um volume útil de 70 mil metros cúbicos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação