O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), coronel Paulo Amorim, lamentou a morte do tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos, que estava internado em estado gravíssimo após se afogar durante um curso de instrução em Brasília. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta sexta-feira (8/9).
O tenente estava dentro de manilhas usadas para exercício aquático dentro da Academia do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). O percurso conta com um túnel com manilhas, com trechos encharcados com água, mas não teria conseguido sair da parte alagada antes de desmaiar. Abraão era experiente e fez o curso da tropa de choque da PMAL.
“Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal", escreveram (leia abaixo na íntegra).
Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi acionada pelos médicos do Hospital de Base, onde Abraão estava internado, para a remoção do corpo do militar. Na nota, o comandante-geral da PMAL afirma que está empregando "todos os esforços pela elucidação dos fatos que vitimaram o militar alagoano". A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga o caso.
O Correio procurou o CBMDF. Em nota, a corporação lamentou a morte de Abraão. "O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal informa que nesse momento de dor e tristeza se solidariza com a família, amigos e irmãos de farda do 1º Tenente Abraão da Silva Taveira, da Polícia Militar do Estado de Alagoas", escreveu.
Leia a nota na íntegra:
"É com profunda dor e imenso pesar que o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Paulo Amorim, vem a público comunicar o falecimento do 1º tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos de idade, ocorrido nesta sexta-feira (08), em Brasília/DF.
O militar, que é natural de Garanhuns, Pernambuco, ingressou na PM em janeiro de 2016 e após o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi declarado Aspirante da Turma 2018. O tenente era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) exercendo a função de comandante do Canil.
Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal.
No dia 30 de agosto de 2023, o tenente Taveira sofreu um grave acidente durante treinamento no Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal. Nos dias subsequentes esteve internado no Hospital de Base.
O comandante-geral, coronel Paulo Amorim, em nome de toda a tropa presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos do bravo combatente que serviu, honrou e amou a farda e o Estado de Alagoas.
O Comando Geral reitera que está empregando todos os esforços pela elucidação dos fatos que vitimaram o militar alagoano.
Em breve serão repassadas informações sobre velório e sepultamento."
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br