Há quem tenha acordado, nesta sexta-feira (8/9), e se deparado com um “friozinho” atípico para setembro. Seria um indicativo de que as chuvas estariam chegando de vez? Negativo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), trata-se, apenas, da redução da temperatura em decorrência de rajadas de vento. Na madrugada, a mínima registrada foi de 13,8ºC, no Gama. Já a máxima deve alcançar os 31ºC.
Como não há previsão de chuva, o tempo deve se manter ensolarado e seco, com poucas nuvens e com algumas rajadas de vento. “Há uma massa de ar seco na região central do país, que inibe a formação de nebulosidade, diminuindo, dessa forma, a possibilidade de chuvas”, explicou Deise Moraes, meteorologista do Inmet.
No DF, a umidade máxima fica em 85%, enquanto a mínima pode cair a 25%. No Plano Piloto, a máxima deve ficar em torno dos 85% e a mínima, 30%. Para o final de semana, a previsão se mantém: calor, secura, ventos e pouca possibilidade de chuvas.
Assim, os cuidados com a saúde, em vista das altas temperaturas, devem permanecer, a saber: manter boa hidratação; umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico; utilizar umidificador, baldes ou bacias com água para elevar a umidade do ar; reduzir as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia e dar preferência a refeições leves.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br