7 DE SETEMBRO

Público ainda é tímido na Esplanada para acompanhar desfiles

A expectativa do governo federal é que cerca de 30 mil prestigiem o evento, que está marcado para começar a partir das 9h

Chegada do público para participar do desfile cívico-militar na Esplanada -  (crédito: Samuel Calado/CB/D.A.Press)
Chegada do público para participar do desfile cívico-militar na Esplanada - (crédito: Samuel Calado/CB/D.A.Press)
Arthur de Souza
postado em 07/09/2023 07:32

Faltando menos de duas horas para o início dos desfiles em comemoração ao Dia da Independência, o público ainda é pequeno nas arquibancadas que cercam a Esplanada dos Ministérios.

Mesmo assim, as poucas pessoas que estão no local vestem camisas em tons verde e amarelo, para demonstrar o patriotismo que o feriado representa. Vale lembrar que, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o evento deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada.

Programação

A abertura será com a Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência, com o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, que vão executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

Em seguida, o comandante militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará toda a tropa ao presidente da República e solicitará autorização para dar início ao desfile.

O medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição, vai começar o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria. O atleta será acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília, que representam o futuro do povo brasileiro.

Em seguida, com o tema “Com Educação se constrói um país”, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) apresentará, no desfile escolar, mais de 550 alunos de escolas públicas e projetos sociais do DF. Fechando o grupamento escolar, as bandeiras, do Brasil, dos estados e do Distrito Federal serão conduzidas por estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia.

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília fará a tradicional pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará a tradicional apresentação aérea que encerra a cerimônia e o desfile. No total o evento terá cerca de duas horas de duração.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação