Antes do início dos desfile cívico de 7 de setembro, na manhã desta quinta-feira (7/9), um motorista, ainda não identificado, bateu o carro na barreira de contenção da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no início da via S1, na Esplanada dos Ministérios.
Segundo o porta-voz da corporação, major Michello Bueno, pouco depois das 6h, o condutor parou o veículo na entrada da Esplanada. O motorista foi autuado por se recusar a fazer o teste do bafômetro e pelo fato do carro não estar licenciado. "Além disso, a habilitação dele estava vencida", acrescenta Michello.
Segurança pública
Ao todo, participarão do desfile cerca de 2 mil militares da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) de unidades especializadas — como cavalaria, BPCães e Bope — e 500 policiais civis do Distrito Federal (PCDF), como a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA).
Os policiais que vão fazer a patrulha do evento farão revistas pessoais nos acessos à Esplanada dos Ministérios, em pontos considerados estratégicos para a retirada de objetos que possam comprometer a segurança do evento e do público presente.
Revista
- Entre os itens com porte proibido estão:
- Armas em geral;
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
armas brancas - Qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas) apontador a laser ou similares artefatos explosivos, fogos de artifício e similares;
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
- Garrafas de vidro e latas
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material de sustentação, bandeiras e cartazes;
- Sprays e aerossóis;
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
- Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada;
Além das intervenções no trânsito e das revistas, estão previstas ações de policiamento e reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências.
As forças de segurança têm autonomia para incluir outros itens na relação até horas antes do evento oficial.
Às 6h30, alguns caminhões do Exército Brasileiro entraram na via S1 da Esplanada para trabalhar no evento.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br