As obras da pavimentação em concreto da via Estrutural tem ocasionado um trânsito caótico na região nos últimos dias. Além da demora no tráfego, motoristas reclamam de obstruções na via que têm atrapalhado o tráfego no local. A principal queixa é de pequenas ondulações em pontos da via que, segundo motoristas, podem ocasionar acidentes graves no local.
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Para o Reginaldo Soares, 36, há alguns locais que precisam ser corrigidos, a fim de buscar melhorias no trânsito na região. "Ela está realmente com muitas ondulações, buracos. Está trafegável, mas precisa de um cuidado maior", frisa. O motociclista anda diariamente pela Estrutural e as obstruções na pista se tornam um perigo para ele. "Já passei alguns apertos. Os carros desviam dos buracos e acabam jogando o veículo para nossa direção", salienta. O morador de Águas Lindas expõe o caos que tem enfrentado no trânsito na região. "O caos está geral. Eles (governos) tiram o trânsito daqui para outro local. As pessoas vão continuar usufruindo da rodovia, então o problema não vai ser resolvido completamente", conta.
Antônio Medeiros, 45, observa que as ondulações atrapalham o trajeto para o trabalho. "Quando vou viajar para o Nordeste, por exemplo, as rodovias parecem um tapete e na da Estrutural fica umas ondulações", garante. O motorista de aplicativo assegura que caso não esteja com bastante atenção há grandes chances de acidentes. "Tem lugar que achamos que é plano, mas se não prestar atenção acaba tomando um pinote", lembra o morador do Guará.
Cristiano Oliveira, 29, também se queixa da obra. Ele diz que, se o motorista soltar a mão do volante o carro irá mudar sua trajetória sozinho, fato que não aconteceria com a via em boas condições. "Se não tomar cuidado na pista vai sair no prejuízo", relata. O morador da Estrutural explica que já observou diversos veículos que tiveram problemas em seus veículos em virtude das ondulações na pista. "A sinalização também não está adequada", alega. Segundo o pintor, o elevado congestionamento já virou rotina na Estrutural. "Os asfaltos estavam bem ruins, isso é fato, mas com obras realizadas de uma vez só fica puxado", atesta.
A moradora da Estrutural Rosania Vieira, 43, compara as pistas da região com estradas de chão, com alto número de ondulações. "O asfalto não tem sido de alta qualidade, há alguns pedaços que é o verdadeiro sobe e desce", frisa. A dona do lar explica que esse fenômeno das ondulações é algo recente. "Temos que ter um pouco de paciência, pois tenho fé que com o término das obras vai tudo melhorar", comenta.
Segurança
Para o professor de engenharia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Luango Ahualli, qualquer obstrução na via tem um impacto significativo sobre a segurança dos usuários. "Embora nem todas possam causar grandes acidentes, uma pequena ondulação na pista pode ser o suficiente para que um motorista desatento e em alta velocidade perca o controle do veículo e se envolva em situações de alta periculosidade", frisa. O especialista em tráfego destaca que mesmo que pequenas oscilações não sejam a causa principal de grandes acidentes, elas podem contribuir para aumentar o risco de possíveis acidentes. "Não se pode desconsiderar a necessidade de implementar medidas de controle de velocidade, sinalização adequada e iluminação", ressalta.
A substituição da pavimentação de uma via requer maquinário pesado e grandes movimentações de volumes, e segundo Luango obras de grande porte tem um impacto em vias vizinhas. "Vale destacar que é comum considerar possíveis interações na programação de uma obra desse porte e considerar a correção desses efeitos na programação da obra", destaca.
DER
Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) na primeira etapa da obra que ocorreu nos primeiros 4,8 km da pista sul, o consórcio responsável realizou toda fase de testes durante o início da execução do pavimento de concreto, a fim de fazer os devidos ajustes e correções para as demais fases. "Nessa etapa, alguns trechos que já foram mapeados pelo consórcio precisaram passar por uma microfresagem a fim de corrigir as irregularidades detectadas. Isso aconteceu tanto na pista Norte quanto na Sul, porém já estão mapeadas para as devidas correções durante a execução", expõe a autarquia em nota.
O DER explica que quando o pavimento de concreto estava sendo executado em trechos com aclive, o acabamento de superfícies ficava mais propício a esse tipo de irregularidade. "Com isso, na próxima etapa da pista Norte, vamos realizar os serviços de modo que a pavimentadora trabalhe em trechos planos e/ou em sentido de declive para reduzir consideravelmente essa situação que só pôde ser detectada após a realização das primeiras etapas", diz.
*Estagiário sob a supervisão de Marcia Machado
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