7 de setembro

Ibaneis suspende férias do secretário de Segurança às vésperas do 7/9

Segundo o governador, a suspensão das férias ocorreu por "necessidade do serviço". A medida foi publicada em Diário Oficial, nas vésperas do 7 de setembro

De acordo com despacho assinado por Ibaneis, Sandro Avelar retorna às férias no dia 14 de novembro -  (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília e Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
De acordo com despacho assinado por Ibaneis, Sandro Avelar retorna às férias no dia 14 de novembro - (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília e Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Aline Gouveia
postado em 06/09/2023 09:24

Nas vésperas do feriado de 7 de setembro, em que é celebrada a Independência do Brasil, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, suspendeu as férias do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. O período de descanso terminaria em 22 de setembro. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF, desta terça-feira (5/9). Segundo o governador, a suspensão das férias ocorreu por "necessidade do serviço".

De acordo com o despacho, assinado por Ibaneis, Avelar retornará às férias em 14 de novembro até 1º de dezembro.

O GDF vem preparando um esquema de segurança para o desfile de 7 de setembro, que ocorrerá na Esplanada. O governo publicou um decreto, no final de agosto, que instituiu o Gabinete de Mobilização Institucional, para promover a ordem pública e social, coordenar as atividades administrativas e acompanhar os eventos do feriado.

O decreto destaca que poderão ser convidados para participar do gabinete os seguintes órgãos e entidades: Ministério da Justiça; Ministério da Defesa; Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Senado Federal; Câmara dos Deputados; Supremo Tribunal Federal (STF); Procuradoria-Geral da República (PGR); Polícia Federal (PF); Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); e Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção do Distrito Federal (OAB-DF).

A vice-governadora Celina Leão enfatizou que as forças de segurança estão preparadas para monitorar as atividades do feriado nacional. “Nós teremos mais policiais do que no dia da posse do presidente Lula. Então, aquela pessoa que quiser ir para a Esplanada para ver o desfile realmente em um ar de democracia, será muito bem-vinda. Mas aquelas pessoas que estão querendo vir para o DF para fazer bagunça e arruaça, as forças irão agir e estão preparadas. É essa a nossa orientação”, afirmou, na última sexta-feira (1º/9).

Em Brasília, o desfile está previsto para as 9h, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema desse ano versa sobre democracia, soberania e união. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) estima que o evento reunirá cerca de 30 mil pessoas na capital.

Sombra do 8 de janeiro 

Todo o esquema de segurança está sendo montado para evitar violência ou ataques aos prédios públicos, como ocorreu no dia 8 de janeiro, quando apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram as sedes dos Três Poderes. Na ocasião, o então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, teria antecipado as férias e viajado para os Estados Unidos. A ausência dele, somada a outros elementos que apontam suspeita de omissão, culminou na exoneração de Torres do cargo e também em prisão, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação