O Distrito Federal está em alerta amarelo, neste sábado (2/9), para chuvas intensas de 20 a 30mm/h e ventos de 40km/h a 60km/h. O comunicado, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso vale das 15h às 23h59 deste sábado.
- Tempo no DF: Inmet prevê possibilidade de chuvas nos próximos dias
- Chuva: no DF agosto registra volume acima da média mensal em apenas 2h
- Acabou a seca? Brasilienses comemoram alguns dias de alívio no tempo árido
Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, deve chover em áreas isoladas, principalmente a partir do começo da tarde, quando aumentam as temperaturas junto da nebulosidade. “A chuva vem acompanhada de rajadas isoladas e trovoadas”, acrescenta.
A especialista informa que até essa sexta-feira (1º/9), choveu 40,8 mm no Plano Piloto, volume acima da média esperada para o mês, que é de 38,1 mm. De acordo com Andrea, essa alta se deve a uma característica do outono como estação de transição para o verão, com dias de calor e chuva.
“Tem esse padrão em setembro, em que a primavera começa no dia 23, mas temos essa característica de fase de transição para o verão, que é a nossa estação de chuvas.
Instruções do Inmet
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193);
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br